Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2023 > 02 > Debates sobre identidade docente marcam o Encontro Pedagógico 2023 do IFPB Campus Sousa

Noticia

Debates sobre identidade docente marcam o Encontro Pedagógico 2023 do IFPB Campus Sousa

Evento aconteceu na Unidade São Gonçalo até esta sexta-feira (03)
por Amanda Tavares de Melo publicado: 03/02/2023 17h03 última modificação: 03/02/2023 17h03

O Encontro Pedagógico 2023 do IFPB Campus Sousa, que tem como tema Identidade docente no Campus Sousa do IFPB em suas multidimensionalidades”, iniciou suas atividades nesta quarta-feira (03) com um momento inicial de apresentação do campus, de sua história, seu modo de funcionamento e suas particularidades. De acordo com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), pasta responsável pela organização do evento, a atividade foi importante para situar o fazer docente no contexto peculiar do Campus Sousa.

A professora Aparecida Sobreira, titular da DDE, falou sobre a relevância de pensar a identidade docente em correlação com a identidade do campus. “Isso é importante para nós, professores, porque é necessário conhecer o contexto do Campus Sousa, o contexto em que estamos inseridos para que possamos desempenhar a nossa prática pedagógica com excelência. É claro que estamos inseridos em uma instituição, o IFPB, que também faz parte da Rede Federal de Educação, mas é fundamental nos apropriarmos da nossa história e valorizarmos essa história para que possamos aprender com ela e incorporá-la ao nosso fazer”, afirmou a professora.

Ainda no primeiro dia do evento, após o momento de apresentação do campus, os servidores foram convidados a participar de oficinas ligadas ao autorreconhecimento dos professores enquanto sujeitos que possuem características e necessidades próprias. A programação deste momento contou com oficinas relacionadas aos cuidados com a saúde mental, com uma alimentação saudável, com a voz e com o próprio corpo, no contexto de uma oficina de quiropraxia para proporcionar relaxamento aos docentes. “Nossa ideia com isso foi de que os professores pudessem se reconhecer enquanto sujeitos que precisam olhar para o cuidado de si, porque, antes de sermos professores, também somos gente e essa dimensão precisa sempre ser trabalhada. Percebemos que os professores se sentiram bastante à vontade durante as atividades, muitos momentos de relaxamento, lanche coletivo, conversas e fruição”, destacou a Diretora de Ensino.

O segundo dia do evento começou com uma caminhada pelas unidades de produção do campus, uma particularidade do Campus Sousa em relação às demais unidades do IFPB. Os docentes foram divididos em dois grupos, que caminharam por unidades diferentes a cada vez, e depois puderam trocar os conhecimentos e as impressões adquiridas em cada lugar. Durante essa atividade, os professores também puderam conversar sobre as possibilidades de abordagem interdisciplinar de cada ambiente, adaptando os espaços e suas potencialidades às particularidades de cada disciplina.

No turno da tarde, a agenda do Encontro Pedagógico contou com a participação da delegada Patrícia Forny, titular da Delegacia da Mulher da cidade de Sousa (PB). A delegada proferiu uma palestra sobre como a violência contra as mulheres e o assédio estão arraigados à cultura brasileira e nordestina e falou sobre as responsabilidades das instituições de ensino no processo de denúncia de casos de assédio e de formação de pessoas para não repetirem condutas ofensivas e violentas.

O último dia do evento foi marcado por uma reunião com os coordenadores dos cursos técnicos e superiores do Campus Sousa. Segundo a Diretora de Ensino, o saldo do evento foi muito positivo. “Diante de tudo o que vivemos, acredito que o nosso objetivo foi alcançado no sentido de as pessoas conhecerem um pouco mais o campus e se conhecerem um pouco mais entre si, bem como de promover uma vinculação maior entre os servidores. Também tivemos a oportunidade de discutir questões ligadas ao aproveitamento de nossas potencialidades e às questões orçamentárias do campus. Acreditamos que foi interessante para entendermos o que precisamos fazer e para entendermos que podemos produzir bem mais trabalhando de forma conjunta. A partir daí, a ideia é continuar com essa formação, seguir oferecendo novos conhecimentos e novas oportunidades de troca. Plantamos sementes, então agora precisamos acompanhá-las”, finalizou a diretora.


registrado em: