Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2022 > 11 > Dia do Técnico em Agroindústria teve programação especial no IFPB Campus Sousa

Dia do Técnico em Agroindústria teve programação especial no IFPB Campus Sousa

Evento foi realizado na terça-feira (08) em São Gonçalo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 16/11/2022 15h42 última modificação: 16/11/2022 16h00

Na terça-feira (08), o curso Técnico em Agroindústria do IFPB Campus Sousa realizou uma atividade especial para celebrar o Dia do Técnico em Agroindústria, que homenageia os profissionais da área. O evento foi realizado no auditório do Bloco de Agroecologia, na Unidade São Gonçalo, e contou com a participação da direção do campus e de professores e estudantes de Agroindústria.

O início do evento foi marcado por uma fala da equipe gestora do campus, com a presença do Diretor-geral, professor Chico Nogueira, da Diretora de Desenvolvimento do Ensino, professora Aparecida Sobreira, e da Chefe do Departamento de Educação Profissional, Lúcia Mara Figueiredo.  Também estiveram presentes na mesa da solenidade a coordenadora do curso Técnico em Agroindústria, professora Dalany Menezes, e o coordenador de Agroindústria Proeja, professor Lech Soares.

Além dos membros da gestão do campus e do curso, também se fizeram presentes no evento a economista e palestrante do Sebrae-PB, Priscilla Araújo, que falou sobre a cultura empreendedora para a área de Agroindústria. O evento também contou com a participação dos alunos egressos do curso, Mateus Alves e Maria de Fátima Soares Coelho, que relataram as suas vivências com o curso e com o campo profissional.

De acordo com a coordenadora do curso de Agroindústria, professora Dalany Menezes, o evento teve o objetivo de marcar o dia dos profissionais da área promovendo a reflexão e o compartilhamento de saberes sobre temáticas atuais da profissão e sobre as experiências de egressos do curso. Segundo ela, a ocasião também foi um momento oportuno para o desenvolvimento de atividades lúdicas e integrativas com os diversos públicos que fazem o curso de Agroindústria do IFPB Campus Sousa, como o sorteio de camisas e de livros e a brincadeira do “Telefone sem fio”, que mobilizou professores e estudantes do campus.

Dalany também aproveitou a ocasião para destacar o papel que o curso desempenha para a paisagem profissional de Sousa e dos municípios polarizados pela cidade. “O curso técnico em agroindústria do campus é muito importante para a região porque atua como um celeiro de novos talentos para atuar nas diversas indústrias do setor alimentício local. De fato, muitos dos nossos discentes estagiam e trabalham nessas empresas durante e depois de concluírem a sua formação. Além disso, aqui eles aprendem a transformar a matéria-prima agrícola em produtos alimentícios de excelência e, desta forma, podem ser empreendedores a partir de seus conhecimentos e técnicas adquiridas no curso Técnico em Agroindústria”, destacou a professora.

O curso Técnico em Agroindústria é ofertado no IFPB Campus Sousa em duas modalidades: integrado ao ensino médio e integrado ao ensino médio pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As duas modalidades são ofertadas em São Gonçalo.