Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Setembro > Valorização da vida é o foco da campanha Setembro Amarelo no IFPB Campus Sousa

Destaque

Valorização da vida é o foco da campanha Setembro Amarelo no IFPB Campus Sousa

Programação abordará temas como saúde mental em casa, na escola e nas relações profissionais
por Amanda Tavares de Melo publicado: 08/09/2021 16h43 última modificação: 08/09/2021 16h46

O Núcleo de Acompanhamento Psicossocial do IFPB Campus Sousa (NAPS) divulgou a programação do Setembro Amarelo 2021. Neste ano, o evento terá quatro atividades, distribuídas nos dias 14, 16, 19 e 22 de setembro. Os três primeiros eventos acontecerão na plataforma Google Meet a partir das 16h e o último será transmitido pelo canal do IFPB Campus Sousa no YouTube a partir das 19h.

A atual edição do Setembro Amarelo tem como tema “Valorização da vida: um compromisso de todos” e pretende discutir questões relacionadas ao acolhimento, à escuta e ao cuidado das emoções e da saúde mental de toda a comunidade acadêmica do campus. A organização do evento preferiu dividir as atividades de acordo com públicos determinados, contemplando estudantes, servidores, familiares e toda a comunidade e o público externo ao IFPB.

O evento terá início no dia 14/09, às 16h, com uma roda de conversa intitulada “Acolher e cuidar: valorizando a vida em casa”, que será direcionada aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes do campus. A atividade discutirá questões como o papel da rede de apoio na valorização da vida e os possíveis caminhos para lidar com demandas de sofrimento, apontando ferramentas para identificar sinais de alerta, acolher, orientar e enfrentar eventuais desafios. A conversa será realizada no Google Meet.

No segundo dia de atividades (16), também às 16h, a equipe do NAPS promoverá um encontro com professores e técnicos-administrativos com o tema “Cuidar de mim, cuidar do outro:  valorizando a vida na escola”. O diálogo abordará o papel da escola na prevenção ao suicídio e apresentará maneiras para lidar com demandas de sofrimento nos contextos acadêmico e profissional.

No dia 19/09, às 16h, será a vez de conversar com os estudantes do campus em torno do tema “O caminho se faz caminhando: em busca do bem-estar e da vida significativa”. Como focos principais do debate estão o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. A atividade será conduzida pela psicóloga e pelo médico do IFPB Campus Sousa, Dalila Lopes e Kildere Nascimento, e contará com a presença do psicólogo especialista em psicologia das organizações e do trabalho, Jardson Araújo Ramalho. A transmissão será feita pelo Google Meet.

Fechando a programação do evento, acontece no dia 22, às 19h, a live “Existir com qualidade: potências e desafios para a valorização da vida”, que será direcionada a toda a comunidade acadêmica do campus e ao público externo que tenha interesse na temática. A palestra será ministrada pelo Dr. Darlindo Ferreira, que é psicólogo, Doutor em Psicologia pela UFES e professor da UFPE. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IFPB Campus Sousa no YouTube.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail naps.ss@ifpb.edu.br.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa 

registrado em: