Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Dezembro > IFPB Campus Sousa tem docente contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Professor do curso de Medicina Veterinária é primeiro docente do campus a receber a bolsa
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/12/2021 14h54 última modificação: 21/12/2021 14h55

O professor Vinícius Longo Vilela, membro do Departamento de Medicina Veterinária e Coordenador de Pesquisa do IFPB Campus Sousa, foi contemplado com uma das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa do CNPq tem como objetivo valorizar pesquisadores cuja produção científica, tecnológica e de inovação alcançam destaque no cenário nacional.

As bolsas PQ são concedidas mediante edital publicado anualmente, ao qual podem concorrer pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. A Produtividade Científica tem o intuito de distinguir o trabalho e valorizar a produção acadêmica dos pesquisadores contemplados. Entre os critérios para a concessão da bolsa encontram-se a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Vinícius Vilela falou sobre a alegria de ter o seu trabalho reconhecido pelo CNPq. “Receber essa notícia foi uma grata surpresa para mim. Fico muito feliz e honrado por ser o primeiro pesquisador do IFPB Campus Sousa a ser contemplado com essa bolsa. Esse resultado demonstra o comprometimento da instituição com o setor de pesquisa, porque, se não fosse o apoio que recebo dos programas institucionais do campus, eu não conseguiria, pois ninguém faz nada sozinho”, destacou o professor.

O docente também salientou a importância desse reconhecimento no âmbito dos institutos federais da região Nordeste, que vêm galgando cada vez mais espaço nos editais nacionais de pesquisa e produtividade científicas. “A presença de bolsistas PQ oriundos dos institutos federais já demonstra os primeiros passos dos IFs nesse rol de pesquisas mais acreditadas. Ainda temos muito o que caminhar, mas o prognóstico para o futuro é positivo. Nesse sentido, vou continuar desenvolvendo as linhas que venho desenvolvendo desde que entrei na instituição”, afirmou Vinícius.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa