Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Dezembro > IFPB Campus Sousa tem docente contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Noticia

IFPB Campus Sousa tem docente contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Professor do curso de Medicina Veterinária é primeiro docente do campus a receber a bolsa
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/12/2021 14h54 última modificação: 21/12/2021 14h55

O professor Vinícius Longo Vilela, membro do Departamento de Medicina Veterinária e Coordenador de Pesquisa do IFPB Campus Sousa, foi contemplado com uma das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa do CNPq tem como objetivo valorizar pesquisadores cuja produção científica, tecnológica e de inovação alcançam destaque no cenário nacional.

As bolsas PQ são concedidas mediante edital publicado anualmente, ao qual podem concorrer pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. A Produtividade Científica tem o intuito de distinguir o trabalho e valorizar a produção acadêmica dos pesquisadores contemplados. Entre os critérios para a concessão da bolsa encontram-se a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Vinícius Vilela falou sobre a alegria de ter o seu trabalho reconhecido pelo CNPq. “Receber essa notícia foi uma grata surpresa para mim. Fico muito feliz e honrado por ser o primeiro pesquisador do IFPB Campus Sousa a ser contemplado com essa bolsa. Esse resultado demonstra o comprometimento da instituição com o setor de pesquisa, porque, se não fosse o apoio que recebo dos programas institucionais do campus, eu não conseguiria, pois ninguém faz nada sozinho”, destacou o professor.

O docente também salientou a importância desse reconhecimento no âmbito dos institutos federais da região Nordeste, que vêm galgando cada vez mais espaço nos editais nacionais de pesquisa e produtividade científicas. “A presença de bolsistas PQ oriundos dos institutos federais já demonstra os primeiros passos dos IFs nesse rol de pesquisas mais acreditadas. Ainda temos muito o que caminhar, mas o prognóstico para o futuro é positivo. Nesse sentido, vou continuar desenvolvendo as linhas que venho desenvolvendo desde que entrei na instituição”, afirmou Vinícius.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa

registrado em: