Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2021 > Agosto > Semana do Folclore do IFPB Campus Sousa conta com lives, vídeos e roda de conversa com artistas paraibanas

Evento acontece entre os dias 23 e 27 de agosto em formato on-line
por Amanda Tavares de Melo publicado: 25/08/2021 13h58 última modificação: 25/08/2021 13h58

O IFPB Campus Sousa deu início, na última segunda-feira (23), à 1ª edição da Semana do Folclore. O evento acontecerá até a próxima sexta-feira (27) e realizará uma série de atividades online, como a exibição de vídeos elaborados por estudantes nas redes sociais do campus,  rodas de conversa e lives com transmissão ao vivo no Google Meet e YouTube. A Semana do Folclore tem o objetivo principal de valorizar e democratizar o acesso à cultura popular por parte da comunidade acadêmica do IFPB.

O evento teve início na segunda-feira com a publicação, nas redes sociais do IFPB Campus Sousa, de um vídeo em que um estudante tocou uma versão de uma canção de Alceu Valença na flauta. Ao longo da semana, serão compartilhados vídeos em que outros alunos contam histórias do folclore brasileiro, apresentam trava-línguas populares, recitam poemas e ensinam a fazer receitas típicas da culinária nordestina, como forma de apresentar as manifestações folclóricas pela própria perspectiva dos alunos.

Na quarta-feira (25), às 15h, será realizada a live "Representações do Folclore na Literatura Brasileira: Identidade Cultural ou Espetacularização?”, que contará com a presença dos professores João Edson Rufino, de Literatura, e Tibério Araújo, de Filosofia. A mediação será feita pela jornalista do IFPB Campus Sousa, Amanda Tavares de Melo. A atividade será transmitida pela plataforma Google Meet e terá acesso gratuito aos interessados.

Na quinta-feira, 26, também às 15h, será transmitida uma roda de conversa com as Ceguinhas de Campina Grande, as irmãs Poroca e Indaiá, que são uma dupla de cantoras e compositoras de grande expressão popular na Paraíba. O evento também faz parte da programação do Festival de Intérpretes e Canções do IFPB (Festin 2021) e é fruto de uma parceria da organização da Semana do Folclore com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEXC) e com o Núcleo Multicultural do Sertão. A transmissão da conversa será feita pelo canal da ProEXC no YouTube.

Fechando a programação da Semana do Folclore, na sexta-feira (27), será realizada a live “O folclore como uma manifestação cultural: conhecendo a cultura do outro podemos refletir sobre a nossa própria cultura?”, com transmissão ao vivo pelo canal do IFPB Campus Sousa a partir das 14h. O evento consistirá em uma edição especial da “Sexta sociológica”, uma atividade coordenada pelo professor de Sociologia do IFPB Campus Sousa, Bruno Mota Braga. A primeira parte do evento contará com a palestra “A cultura mexicana e a Fiesta de los Muertos (Festa dos Mortos)”, a ser ministrada pelo professor Ms. Omar Pasillas, da Universidad de Quintana Roo, no México, com as participações do professor Bruno Mota na mediação e da professora Talita Gonçalves, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no apoio à tradução. Já o segundo momento da tarde terá a palestra “A ‘Festa do Boi’ no Maranhão e as suas manifestações culturais”, ministrada por Valéria Pereira, graduanda em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a mediação de Bruno Mota.

De acordo com a organizadora da Semana do Folclore, professora Ladyjane Duarte, serão concedidos certificados aos participantes que assistirem às três atividades e preencherem os respectivos formulários de presença, que serão disponibilizados no decorrer de cada atividade.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa