Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 12 > Encerramento do Programa Interdisciplinacidade 2020 terá conferência do filósofo Leonardo Boff

Evento acontece em formato on-line e será transmitido pela TV IFPB
por Amanda Tavares de Melo publicado: 02/12/2020 16h52 última modificação: 02/12/2020 16h52

“Após uma turbulenta travessia, a renovação da esperança para o recomeço”: esse é o tema da conferência online que será ministrada no dia 15 de dezembro pelo teólogo, filósofo, escritor e professor Leonardo Boff. A palestra marcará o encerramento das atividades do Programa Interdisciplinacidade 2020, organizado pelo IFPB Campus Sousa, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da TV IFPB a partir das 15h.

As inscrições para a conferência podem ser realizadas gratuitamente até o dia 15 de dezembro na página do Interdisciplinacidade 2020 na plataforma Even3. O evento será aberto à comunidade do Instituto Federal da Paraíba e também ao público externo. Após a palestra do professor, haverá uma apresentação musical executada pelo músico Vainer Dias Gomes.

Biografia – Considerado um dos maiores intelectuais brasileiros da atualidade, Leonardo Boff é graduado em Filosofia e em Teologia e obteve o título de Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha, em 1970. Boff atuou como professor no Instituto Teológico Franciscano e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e também acumulou diversas experiências na docência em universidades brasileiras e estrangeiras, como a Universidade de Lisboa, em Portugal, e a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Além de sua profícua carreira acadêmica, Boff possui uma extensa trajetória de defesa dos direitos humanos no Brasil, discutindo, em textos, aulas e conferências, questões como a pobreza, a marginalização e a privação de direitos fundamentais vivenciadas pelos grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira. O filósofo é também um dos principais nomes da Teologia da Libertação, um movimento que emerge dentro da Igreja Católica nos anos 1960 com o objetivo de fazer uma análise crítica da realidade brasileira e lutar contra a opressão dos menos favorecidos.

De acordo com um dos organizadores do Programa Interdisciplinacidade, o professor João Edson Rufino, “a opção por trazer uma pessoa como Leonardo Boff para encerrar as atividades do Interdisciplinacidade 2020 tem muito a ver com o contexto do evento e com o momento que estamos vivendo. O Interdisciplinacidade é uma iniciativa que visa levar conhecimento e cultura aos 12 municípios parceiros do programa, mas o quadro pandêmico que estamos atravessando não permitiu que fôssemos até cada uma das cidades de forma presencial. Essa limitação, no entanto, não só não nos impediu de realizar o evento, como nos impulsionou a trazer para o encerramento um intelectual que tem muito a dizer sobre a sociedade brasileira e que é um exemplo de como a trajetória intelectual pode se articular a uma história pessoal de luta contra a desigualdade e a opressão”, destacou.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa