Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 10 > IFPB Campus Sousa tem projeto aprovado no edital do AgroResidência

IFPB Campus Sousa tem projeto aprovado no edital do AgroResidência

Programa é destinado à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias
por Amanda Tavares de Melo publicado: 06/10/2020 16h00 última modificação: 06/10/2020 16h05

O IFPB Campus Sousa teve um projeto aprovado no Edital do AgroResidência, o Programa de Residência Profissional Agrícola mantido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O resultado final do processo seletivo foi divulgado nesta segunda-feira (5) e apresentou os 75 projetos que serão contemplados com recursos do governo federal para desenvolver atividades destinadas à qualificação técnica e profissional de estudantes e egressos com até um ano de formados em cursos de ciências agrárias e áreas correlatas.

O projeto Residência Profissional Agrícola para Aprimoramento Profissional nas Áreas de Nutrição e Reprodução Animal em Assentamentos da Reforma Agrária no Sertão da Paraíba é coordenado pelo professor Daniel Cézar da Silva e foi elaborado em parceria com os professores Chico Nogueira, Thaís Feitosa e Vinícius Vilela, todos membros do curso de Medicina Veterinária do IFPB Campus Sousa.

De acordo com o coordenador do projeto, após o lançamento do edital do AgroResidência, a equipe de professores trabalhou conjuntamente na elaboração de três projetos que tinham como objetivo comum levar a experiência técnica de futuros profissionais e recém-egressos dos cursos superiores de Medicina Veterinária, Agroecologia e Tecnologia em Alimentos e também dos Cursos Técnicos em Agropecuária e em Meio Ambiente do IFPB aos assentamentos da agricultura familiar na região do Alto Sertão da Paraíba.

Dentre os três projetos enviados pelo grupo de professores do IFPB Campus Sousa, o projeto contemplado pelo AgroResidência tem foco na área de nutrição animal e sustentabilidade alimentar para rebanhos de animais inseridos no contexto da agricultura familiar. Segundo Daniel Cézar, a ideia do projeto é prestar uma assistência técnica visando garantir a produção de alimentos em quantidade e em qualidade, bem como manter os animais bem nutridos durante os ciclos de produção, visto que essas organizações de pessoas são carentes nesse tipo de orientação técnica.

“O nosso objetivo com esse projeto é tornar o IFPB mais atuante dentro das comunidades da agricultura familiar, propiciar aos profissionais recém-formados ou que ainda vão se formar a primeira experiência profissional com o meio agrário, que é notadamente vinculado às suas profissões. Nós vamos ter os ganhos para os dois lados, tanto para os assentamentos da agricultura familiar, como também para esses novos profissionais”, afirmou Daniel Cézar.

Daniel destacou ainda que o projeto servirá como base para a criação de novas linhas de pesquisa dentro do IFPB Campus Sousa. “As pesquisas desenvolvidas terão possibilidades de aprovação em projetos internos no IFPB, nos editais de pesquisa, nos projetos de extensão e, quiçá, nos projetos de inovação tecnológica. Ressalto que, no ambiente em que nós vivemos, com tantos cortes e tantas dificuldades financeiras para as instituições de ensino, especialmente nesse contexto de pandemia, nossa equipe considerou esse projeto uma grande conquista para a instituição, uma iniciativa que vai trazer excelentes resultados para todos”, finalizou o professor.

A previsão é de que o projeto seja executado durante os anos de 2021 e 2022. A aprovação no edital garante o aporte de recursos financeiros do governo federal destinados ao pagamento de bolsas profissionalizantes aos estudantes, ao custeio de material de consumo, diárias, alimentação e viagens para participação em eventos acadêmicos. Em breve, serão divulgadas novas informações sobre o processo seletivo simplificado que visará selecionar os alunos que farão parte do projeto.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa