Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 09 > IFPB Campus Sousa divulga a programação da Semana da Inclusão e da Diversidade

IFPB Campus Sousa divulga a programação da Semana da Inclusão e da Diversidade

Atividades serão realizadas no formato online de 14 a 18 de setembro
por Amanda Tavares de Melo publicado: 09/09/2020 12h07 última modificação: 21/09/2020 11h11

No período entre 14 e 18 de setembro, o IFPB Campus Sousa promoverá a Semana da Inclusão e da Diversidade 2020, que visa destacar a importância da integração e do respeito às diferenças na escola e no convívio social. O evento é realizado no mês de setembro em função da celebração, no próximo dia 21, do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, data que é reconhecida como símbolo da luta das pessoas com deficiência por acessibilidade e inclusão social.

O evento está sendo organizado por uma comissão especialmente criada para esse fim e que contempla profissionais de diversas áreas do IFPB Campus Sousa como Serviço Social, Saúde Psicossocial e Comunicação. De acordo com a Presidenta da Comissão Organizadora do evento, Aparecida Higino, "a Semana da Inclusão e Diversidade esse ano será um momento ímpar para discutirmos o cenário contemporâneo de nossas desigualdades e diferenças. Será um espaço de reflexão sobre o que nos mobiliza e nos afeta na relação com o outro. Será um exercício de desconstrução cultural para a comunidade acadêmica do IFPB. Contamos  com a participação efetiva de todos nas atividades programadas e no debate sobre temas tão importantes para nossa sociedade”, afirmou.

A programação da Semana da Inclusão e da Diversidade busca envolver os estudantes e os servidores do Campus, bem como pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica do IFPB e do público em geral. Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, o evento será totalmente online, com transmissão ao vivo das atividades pelas plataformas Youtube e Google Meet.

Na segunda-feira, 14, o evento será iniciado às 15h com uma live sobre Acessibilidade e Educação Inclusiva, que será transmitida pelo Youtube do IFPB Campus Sousa. Em seguida, na terça-feira (15), às 15h30, será realizada uma oficina no Google Meet para discutir o tema da LGBTfobia e as formas de transformar quadros de exclusão e preconceito em possibilidades de integração e mudança social. Na quarta-feira, 16, às 16h, no Youtube do IFPB Campus Sousa, será a vez de discutir as intersecções entre o racismo e o machismo e como elas afetam a vida e o desenvolvimento das mulheres negras.

Já na quinta-feira (17), às 15h30, via Google Meet, a programação contará com a oficina “Corpo, autoimagem e percepção estética: como desconstruir estereótipos que levam à exclusão e ao preconceito em torno desses temas?”, que debaterá assuntos relacionados às exclusões relacionadas à percepção social e autopercepção do corpo. Encerrando as atividades da Semana de Inclusão e Diversidade, na sexta-feira (18), às 16h, teremos uma conversa no Youtube do IFPB Campus Sousa sobre os entrecruzamentos entre os aspectos tecnológicos, comportamentais e sociológicos da Inclusão Digital, fenômeno potencializado e amplamente discutido no contexto da pandemia do Coronavírus e do distanciamento social.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa