Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 10 > Evento do Outubro Rosa no Campus acontece nesta quarta (23)

Noticia

Evento do Outubro Rosa no Campus acontece nesta quarta (23)

Evento terá palestras e será, à tarde, no auditório da unidade São Gonçalo
por Clébio Melo publicado: 22/10/2019 14h59 última modificação: 23/10/2019 12h59
Ação do Campus Sousa na campanha é voltada para prevenção do câncer de mama

Ação do Campus Sousa na campanha é voltada para prevenção do câncer de mama

Profissionais da área da saúde ligados ao Departamento de Assistência Estudantil (DAE) organizam, para esta quarta-feira (23), uma tarde voltada a falar sobre o câncer de mama, doença que atinge mulheres e homens. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção à doença, e acontecerá no auditório da unidade São Gonçalo a partir das 13h40.

São convidados estudantes, servidores e funcionários terceirizados do Campus Sousa. Haverá distribuição de kits de saúde bucal e cadastro de mulheres com interesse em realizar avaliação das mamas e exame citopatológico. Segundo a organizadora, a auxiliar de enfermagem do IFPB Pascalle de Sousa Rocha, as palestras terão como foco a alimentação e a importância das atividades físicas na prevenção do câncer. O público ainda poderá ouvir depoimentos de quem já passou pelo tratamento da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

 

 Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações do INCA