Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 10 > PSCT 2018: IFPB inscreve para 3355 vagas em 20 campi no estado

Noticia

PSCT 2018: IFPB inscreve para 3355 vagas em 20 campi no estado

Inscrição gratuita e online em cursos técnicos vai até 31 de outubro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 03/10/2017 16h48 última modificação: 04/10/2017 15h52
No Campus Sousa, vagas são nas modalidades integrado e subsequente

No Campus Sousa, vagas são nas modalidades integrado e subsequente

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu nessa segunda, 2 de outubro, as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2018). São 1735 vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1620 vagas para o técnico subsequente. As vagas do Integrado são para quem está concluindo ou concluiu o Ensino Fundamental, já o subsequente é destinado a quem terminou o Ensino Médio.

Há vagas nos campi Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Areia, JP/Mangabeira, Santa Luzia e Soledade. As inscrições são gratuitas. 

Os cursos ofertados no PSCT 2018 são: Automação Industrial, Controle Ambiental, Contabilidade, Segurança no Trabalho, Geologia, Agroindústria, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Química, Edificações, Serviços de Restaurante e Bar, Meio Ambiente, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias, Guia de Turismo, Eletromecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Secretariado, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Eletrônica, Cuidados de Idosos e Agropecuária.

Os detalhes sobre a seleção e as vagas estão nos editais. O edital 110/2017 é específico para as vagas do Integrado em Campina Grande (onde o curso é realizado em três anos); o edital 108/2017 é para as vagas do Integrado nos demais campi, e o edital 109/2017 para o Ensino Técnico Subsequente.

As inscrições terminam em 31 de outubro e são feitas online no Portal do Estudante do IFPB. É preciso preencher o formulário eletrônico e questionário socioeconômico. A seleção é feita pela média aritmética das notas do Histórico Escolar e essas informações devem ser anexadas via documentação na inscrição online. O edital detalha que documentos são aceitos e a extensão/tipo de arquivos. 

Metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental em rede pública. Nesse grupo, há reserva de 50% para pessoas negras, pardas e indígenas. Dentre os egressos da rede pública de ensino, metade das vagas é reservada para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Em todos os cursos, há cota para pessoas com deficiência e no Campus Sousa para assentados da reforma agrária. 


Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da Reitoria

Imagem: Pablo França- programador visual da Reitoria

registrado em: ,