Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 09 > Docente do Campus Sousa inicia projeto voltado para irrigação

Docente do Campus Sousa inicia projeto voltado para irrigação

O trabalho será o primeiro em nível de doutorado no município de São José da Lagoa Tapada
por publicado: 18/09/2017 09h01 última modificação: 18/09/2017 14h58

O docente do IFPB Campus Sousa, Marcus Damião de Lacerda, iniciou um projeto experimental com a participação de estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária e Tecnologia em Agroecologia, voltado para a “montagem de um sistema de irrigação localizada por microaspersão”, no município de São José da Lagoa Tapada, no sertão paraibano. A aula prática faz parte da implantação do seu projeto de tese de doutorado na área de ciências agrárias, que será inédito na região.

O projeto experimental é intitulado “Pegada Hídrica para Produção de Genótipos de Bananeira em São José da Lagoa Tapada-PB”. “O sistema será uma unidade modelo da agricultura irrigada em pequenas propriedades, com bases tecnológicas voltadas para os agricultores e produtores de São José da Lagoa Tapada-PB e região. O projeto experimental envolve as disciplinas de irrigação e drenagem, fruticultura, extensão rural e agrega atividades de ensino, pesquisa e extensão institucional com a participação dos discentes e docentes do Campus Sousa”, afirmou o professor Marcus Damião de Lacerda.

A parceria desse projeto envolve o município de São José da Lagoa Tapada-PB, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente, em conjunto com a Direção do IFPB Campus Sousa, através do professor Eliezer Siqueira, visando o êxito do trabalho e fazendo com que sirva de referência na região, por ser a primeira Tese de Doutorado na Área de Ciências Agrárias instalada no município.

O projeto de doutorado é vinculado a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), tendo como orientador o professor D.Sc. Hugo Orlando Carvallo Guerra.

A instalação da unidade modelo ocorreu no Sítio Caibros, as margens da PB-348, na propriedade do Engenheiro Agrônomo e também servidor do IFPB-Campus Sousa, João Jones da Silva. Estiveram presentes, além dos Discentes de Agropecuária e Agroecologia, o professor Everaldo Mariano Gomes, o Tecnólogo em Agroecologia Francisco Sales Oliveira Filho, o Técnico Agrícola e Engenheiro Agrônomo Francisco Jânio Gonçalves, o Engenheiro Agrônomo e representante da Rural Atacado Gustavo Alves Formiga e o representante do Prefeito Municipal de São José da Lagoa Tapada-PB, Francisco Rufino de Andrade.

DGCOM IFPB