Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Movimento estudantil será foco de um projeto de intervenção

Movimento estudantil será foco de um projeto de intervenção

Ação é do setor de Serviço Social do Campus, em parceria com a UFCG
por Clébio Melo publicado: 28/06/2017 20h52 última modificação: 03/07/2017 20h45
Oficinas em parceria com a UFCG serão realizadas no IFPB - Campus Sousa. Na foto, as estagiárias de Serviço Social no Instituto: Éllida Calixto (esq.) e Dayane Ferreira (dir.)

Três dos quatro estagiários do setor de Serviço Social do IFPB - Campus Sousa organizaram um projeto de intervenção que pretende fortalecer a relação dos estudantes com a assistência ao educando e tratar da importância de um movimento estudantil organizado. O grupo cursa Serviço Social na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a atividade é parte do processo de avaliação do estágio no Instituto.

O projeto de intervenção tem como título uma das frases mais célebres da filósofa e economista polonesa, Rosa Luxemburgo: “Quem não se movimenta não sente as correntes que os prendem”. As atividades estão sendo programadas para começar na volta às aulas, em quatro dias, num total de 20 horas. "Serão desenvolvidas atividades semanais, conduzidas pelos estagiários, através de oficinas e rodas de conversa que também contarão com a participação de alguns profissionais", explicou a estagiária Éllida Calixto.

As oficinas e discussões já têm temas definidos e as semanas em que serão realizadas:

• Oficina “Juventude e Organização Política” (semana do dia 17/07) ;
  • Roda de Conversa “Desafio das políticas sociais na educação” (semana do dia 24/07);
  • Roda de Conversa “Ocupação” (semana do dia 31/07);
  • Oficina “Organização e Mobilização” (semana do dia 07/08).

Os estudantes do IFPB interessados em participar do projeto devem se inscrever, via internet, entre os dias 29 de junho e 12 de julho. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificados emitidos numa parceria entre o Campus Sousa e a UFCG. "Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas, haverá uma seleção priorizando os estudantes que têm ou tiveram algum contato com movimentos e/ou organizações sociais", disse Dayane Ferreira, estagiária do Campus. Dayane, Éllida e Doniêgo Lima são estudantes do 7° período Serviço Social da UFCG.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa