Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 02 > Atividades do Adaptacampus integram servidores e alunos

Atividades do Adaptacampus integram servidores e alunos

Vários setores programaram ações nos cursos técnicos integrados
por Clébio Melo publicado: 23/02/2017 15h15 última modificação: 08/03/2017 14h50
Exibir carrossel de imagens A Coordenação de Relações Institucionais e Estágios informou sobre parcerias com empresas e outros órgãos públicos

A programação do projeto Adaptacampus 2017 foi elaborada em conjunto com diversos setores do IFPB - Campus Sousa para proporcionar uma maior integração entre os novos estudantes e os servidores que atuam não somente em sala de aula. Foram pensados encontros de orientação, esclarecimento de dúvidas e momentos lúdicos, por exemplo.

Bibliotecários e auxiliares conversaram sobre direitos e deveres de quem acessa serviços como a consulta e o empréstimo de livros. Até uma apresentação audiovisual estava no roteiro, com a exibição de um curta-metragem animado premiado com um Oscar em 2012: "Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore". A atividade do setor foi completada com música, expressão artística em cartazes e uma consulta. "Foram aplicados formulários de sugestões para que os novos alunos apresentem seus pedidos de aquisição de novos livros, filmes e materiais informacionais, além de proporem atividades culturais para que a Biblioteca desenvolva ao longo do ano, colaborando para fazer deste um melhor espaço de informação, conhecimento e cultura para seus usuários", disse o bibliotecário Jobson Louis Santos.

As coordenações de Extensão e Estágio participaram de bate-papo com os jovens sobre normas, editais e projetos desenvolvidos pelo IFPB em comunidades, além de parcerias com empresas e outros órgãos públicos. O mesmo formato foi usado pelas assistentes sociais do Campus para falar sobre auxílios e temas relacionados à boa convivência no ambiente do Instituto.

Na última terça-feira (21), uma palestra abordou a questão da adoção responsável de animais. A apresentação foi desenvolvida por estudantes do curso de Medicina Veterinária e pelo professor Daniel Cézar da Silva. "A ação teve significativa resposta por parte dos discentes, o que foi confirmado pela interação positiva durante a palestra, bem como aos questionamentos levantados", observou o professor. Orientações sobre vacinação, vermifugação e castração de animais também fizeram parte da conversa.

Outra palestra importante aconteceu com o médico do Campus, Ricardo Rocha Rodrigues. Ele escolheu como tema "Hipertensão e alcoolismo na adolescência". Um estudo divulgado em 2012 no periódico European Journal of Preventive Cardiology concluiu que o consumo de bebidas alcoólicas durante a juventude é um dos hábitos que podem causar hipertensão na vida adulta, além de outras  doenças cardiovasculares. "Nos propomos a promover informações traduzidas em conhecimento para subsidiar o educando de forma eficiente e dinâmica", destacou a pedagoga Francinaide Souto, que também faz parte da comissão organizadora do projeto.

As atividades do Adaptacampus 2017 vão até meados de março.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa