Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 10 > Projeto de fogão solar é apresentado em congresso, no RN

Noticia

Projeto de fogão solar é apresentado em congresso, no RN

Estudantes e professores do Campus Sousa viajaram até Natal para o III CONEDU
por Clébio Melo publicado: 13/10/2016 16h11 última modificação: 18/10/2016 18h31
Exibir carrossel de imagens Arquivo pessoal/José Guimarães Representantes do Campus Sousa levaram os resultados da pesquisa com fogão solar de caixa

Representantes do Campus Sousa levaram os resultados da pesquisa com fogão solar de caixa

Impossível controlar a curiosidade diante de uma caixa de papelão capaz de cozinhar arroz utilizando somente a luz do sol. Pois bem, o equipamento é a base de um projeto do curso técnico em Meio Ambiente do IFPB – Campus Sousa, que teve os primeiros resultados apresentados num congresso de educação, neste mês, em Natal (RN).

Quatro estudantes do curso viajaram até a capital potiguar, acompanhadas de professores, para participar do III Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Elas tiveram um artigo aprovado com as experiências do fogão solar do tipo caixa no alto sertão paraibano. Elas testaram materiais e chegaram a um modelo que pode ser útil no combate ao uso excessivo de madeira nativa da caatinga nos fogões à lenha.

Rayane Esterfany, Joyce Rayane, Luzia Keli e Renally Cristine voltaram do evento pensando em investir mais nas atividades acadêmicas. “Eu vou sair do IF com a expectativa de que eu posso e eu consigo fazer artigos e apresentar até em congressos nacionais”, disse Luzia. Renally foi além: “Pude vislumbrar no III Congresso Nacional de Educação uma experiência única e de grande valia para minha formação profissional.” O projeto é coordenado pelo professor José Guimarães, que viajou com as garotas. “Tenho certeza que nas cabeças das meninas se plantou a busca por um conhecimento acadêmico”, comentou.

III CONEDU

O CONEDU tem como objetivo promover espaços de diálogos conduzindo a novas perspectivas sobre os cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira. A terceira edição aconteceu entre 5 e 7 de outubro, em Natal (RN), com o tema “Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades”.

O evento, promovido pelo CEMEP, é uma parceria interinstitucional entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e outras instituições do país, através de professores que desenvolvem estudos relacionados às áreas temáticas da programação.

 

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações da organização do CONEDU

registrado em: