Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 10 > Cartilha ajuda a fazer boa prova de redação no Enem

Cartilha ajuda a fazer boa prova de redação no Enem

Publicação tem as competências avaliadas e explicações dos critérios de correção
publicado: 11/10/2016 10h04 última modificação: 11/10/2016 10h04
As provas serão aplicadas, este ano, em 5 e 6 de novembro próximo

Estudantes inscritos no Enem têm à disposição novo instrumento de orientação na reta final das provas, que serão aplicadas, este ano, em 5 e 6 de novembro próximo. Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 pretende tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes.

A publicação contém todas as competências avaliadas e explicações sobre os critérios adotadas para as correções. Também estão disponíveis redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (mil pontos) nas edições de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências:

• Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
• Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
• Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
• Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 está disponível na internet para conferência e download.

Assessoria de Comunicação Social do MEC