Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 05 > Posse responsável de animais é tema de projeto no Campus Sousa

Posse responsável de animais é tema de projeto no Campus Sousa

Ações são voltadas para estudantes da rede pública de ensino
por publicado: 24/05/2016 00h00 última modificação: 09/06/2016 10h29

Quando uma situação nos incomoda, podemos, no mínimo, lançar mão de duas atitudes: ou não fazemos nada e nos conformamos com ela ou agimos para mudá-la. Estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFPB – Campus Sousa escolheram a segunda opção. Desconfortáveis com a convivência diária com a grande quantidade de animais abandonados nas ruas, um grupo resolveu levar para a sala de aula a ideia de um projeto de extensão.

Com a coordenação do professor Daniel Cézar da Silva, decidiram atuar com focos em zoonoses (doenças transmitidas entre animais e o homem) e posse responsável. O público-alvo escolhido foram alunos de escolas públicas do distrito de São Gonçalo, na zona rural de Sousa. “A gente teve essa ideia de levar as informações para os alunos de escolas estaduais porque eles iriam difundi-las nas casas deles”, disse a estudante Jéssica Monique dos Santos Lima, do 7º período.

As ações aconteceram durante sete meses do ano passado e envolveram palestras, paródias, cartilhas e até cordéis. Todo o material foi criado pelos estudantes do IFPB. “Um dos nossos objetivos era aferir qual era o nível de conhecimento dessas pessoas em relação a esses temas”, explicou o professor Daniel. Para isso, em cada turma das escolas escolhidas, eram aplicados questionários com temas sobre importância de vacinação, bem estar e direitos dos animais, por exemplo. Assim, foi possível medir o que os jovens aprenderam após a passagem do projeto. “A questão de abandono também, que a gente falava que muitas pessoas pegam os animais e depois os jogam nas ruas. Então, a gente falava muito disso, de posse responsável”, completou outra estudante que integra o grupo, Beatriz Dantas Fernandes.

Com os resultados conhecidos do ano passado, a turma resolveu tocar o projeto para frente. Uma nova etapa está em desenvolvimento para aplicação agora em 2016 em escolas da zona urbana. Será possível saber se há diferença de conhecimentos entre as unidades do campo e da cidade.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa