Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2022 > 07 > IFPB seleciona estudantes para programas de fomento à pesquisa

IFPB seleciona estudantes para programas de fomento à pesquisa

As inscrições vão até o dia 31 de julho
por publicado: 05/07/2022 18h29 última modificação: 11/07/2022 16h11

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB abriu inscrições para projetos de pesquisa e seleção de estudantes dos cursos superiores e dos cursos técnicos para participação no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico como bolsista e voluntários. A seleção se dá por meio dos Editais nº 21/2022 (PIBIC), 22/2022 (PIBITI) e 23/2022 (PIBIC-EM).

As inscrições devem ser efetuadas pelos pesquisadores Coordenadores de projetos/orientadores, exclusivamente online, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública –SUAP, (http://suap.ifpb.edu.br), no período de 05 a 31 de julho. A previsão de divulgação dos resultados preliminares é no dia 1º de setembro. Os candidatos têm o dia 2 de setembro para a interposição de recursos.

O edital 21/2022 pretende selecionar estudantes do ensino superior, para participação no Programa Institucional de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como bolsistas (PIBIC/CNPq) e voluntários (PIVIC/IFPB), orientados por pesquisadores do IFPB. As propostas selecionadas devem visar a contribuição com desenvolvimento científico e tecnológico do País nas áreas temáticas especificadas pelo edital. Acesse aqui o edital 21/2022.

O edital 22/2022 é voltado para estudantes do ensino superior para a promover a participação no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como bolsistas (PIBITI/CNPq) e voluntários (PIVITI/IFPB), orientados por pesquisadores do IFPB. O objeto do edital é selecionar propostas voltadas à Seleção de propostas voltadas à pesquisa que promovam o desenvolvimento das tecnologias e inovação para o processo educacional, produtivo e social, capazes de resultar em uma diversidade de novos caminhos científicos, tecnológicos, organizacionais e sociais. Os projetos devem contemplar, preferencialmente, as áreas temáticas especificadas no edital. Acesse aqui o edital 22/2022.

Edital n° 23/2022 prevê a seleção de estudantes dos cursos técnicos, integrados ao ensino médio, para participação no Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como bolsistas (PIBIC-EM/CNPq) e voluntários (PIVIC-EM/IFPB), orientados por servidores pesquisadores do IFPB. Um dos objetivos do Programa é fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio e profissional. Acesse aqui o edital 23/2023.

*Iris Souto Maior – jornalista do IFPB