Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2018 > 11 > Campus Soledade vai oferecer cursos de capacitação para servidores da Educação

Campus Soledade vai oferecer cursos de capacitação para servidores da Educação

Representantes do Campus Soledade, Sintab e da Secretaria de Educação se reúnem para discutir parceria
publicado: 23/11/2018 11h16 última modificação: 23/11/2018 11h16

Uma parceria entre o Campus Soledade do Instituto Federal da Paraíba (IFP), o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab) e a Prefeitura de Soledade vai beneficiar os profissionais da educação com cursos de capacitação. O objetivo é oferecer cursos para o servidor alavancar a carreira no serviço público com melhorias salariais, além de abrir oportunidades no crescimento profissional.

Representantes do Campus Soledade, Sintab e Secretaria de Educação estiveram reunidos na última quarta-feira (21) debatendo a viabilidade da proposta e quais cursos serão oferecidos. Entre as propostas de cursos apresentadas estão: Alimentação Escolar, Secretariado e Infraestrutura Escolar, que devem ser abertos no segundo semestre de 2019. Serão capacitados merendeiras, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, motoristas e monitores.

De acordo com o diretor-geral do campus, Adriano Ferreira de Melo, com a oferta desses cursos o IFPB em Soledade cumpre mais uma etapa de seu processo de implantação e ao mesmo colabora na qualificação de profissionais da educação local. “Avançamos nessa pactuação entre a Prefeitura e o Sintab e esperamos alcançar outros municípios adjacentes de Soledade”, frisou o diretor.

Para o coordenador dos delegados de base do Sintab, Joselito Barbosa, a capacitação é importante tanto na vida profissional como pessoal do servidor, uma vez que ele faz parte do processo educacional na unidade de trabalho. “Com o curso de capacitação o servidor será mais valorizado e reconhecido”, disse Joselito. A progressão por capacitação profissional será incluída no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores que está sendo elaborado.

Joselito Barbosa explicou que a partir da Lei 12.014 de 2009, que alterou o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Base (LDB), esses profissionais foram reconhecidos como da educação. “Mas para que seja realmente profissional da educação precisa da formação necessária e por isso a nossa busca de formar a parceria para que o IFPB ofereça os cursos”, frisou. Uma comissão será formada entre os representantes para elaborar o projeto dos cursos.