Você está aqui: Página Inicial > Soledade > Notícias > 2016 > 10 > Lideranças comunitárias se reúnem para elaborar propostas de cursos para 2017

Lideranças comunitárias se reúnem para elaborar propostas de cursos para 2017

Reunião versou sobre as necessidades mais eminentes dos jovens e adultos do município
publicado: 21/10/2016 09h12 última modificação: 21/10/2016 17h41

Estiveram presentes no Campus do IFPB Soledade, nessa quarta, 19 de outubro, representantes da Prefeitura Municipal, Associações de Bairros, Grêmio Estudantil, Pastoral da Criança e da Colônia de Pescadores, atendendo a um convite para discutir ações para o ano de 2017.

De acordo com a professora Sinthya Pinheiro, que conduziu os trabalhos, “a dinâmica da reunião foi proposta de modo que cada representante falasse um pouco sobre as demandas dos jovens e adultos das comunidades que estavam representando”. Esse diagnóstico subsidiará o IFPB no planejamento dos cursos, eventos e ações de pesquisa e extensão para o ano de 2017. Ele também faz parte de uma ampla agenda de articulação e diálogos com o território de implantação do Campus. Em novembro, outros segmentos serão chamados para contribuir com a concepção do Campus em Soledade, afirmou a professora Sinthya.

Para o Diretor Geral do Campus, Adriano Melo, essa interação com a comunidade é de extrema importância, uma vez que possibilita ao IFPB uma atuação em permanente sintonia com o seu território. O diretor ressaltou ainda a importância de ter na reunião cinco representantes do Grêmio estudantil da Escola Estadual Trajano Nóbrega, todos estudantes do ensino médio, que compartilharam com os participantes os anseios da juventude de Soledade.

De acordo com a presidente do Grêmio Estudantil, Juliana Lima, “os jovens de Soledade terminam o ensino médio e ficam perdidos, sem ter para onde ir já que a cidade não oferta muitas opções. Os cursos do IFPB são uma esperança para estes jovens, principalmente de permanência na sua cidade”.

Essa etapa do trabalho foi direcionada as principais demandas apresentadas pelos setores urbanos, o que deu visibilidade, a princípio, as demandas no campo das tecnologias da informação. "Outros diálogos, em especial com os movimentos sociais, sindicatos e associações rurais, já estão em curso. Desses esperamos extrair a proposta de mais dois cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, voltados prioritariamente a esses segmentos", afirmou Adriano Melo. O gestor também destacou a necessidade evidenciada de ações no campo da cultura e da arte. Ele informou que em breve será criado um coletivo de produção cultural com jovens da cidade e do campo, com o propósito de formular eventos e processos culturais na região.

O próximo passo, pactuado durante a reunião, será a visita da equipe do IFPB às associações, a escola estadual e a Igreja, para verificar in loco as necessidades apresentadas, bem como as estruturas disponíveis.