Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2021 > 07 > Estudantes do Campus Santa Rita participam do Programa Jovem Aprendiz

Estudantes do Campus Santa Rita participam do Programa Jovem Aprendiz

Campus Santa Rita realiza encontro com suas primeiras Jovens Aprendizes
por publicado: 20/07/2021 12h49 última modificação: 20/07/2021 14h35

“Um momento marcante para o campus Santa Rita!”. Foi com essa fala que o Diretor Geral, professor Sabiniano Araújo, deu início ao encontro realizado na última sexta-feira, 15/07, no campus Santa Rita. O objetivo da reunião foi de esclarecimento de pontos do Programa Jovem Aprendiz e assinatura do Termo de Contrato. Na oportunidade estiveram presentes, as alunas Samara de Santana Alves e Ellen Mayara Firmino da Silva, estudantes do 2º ano do curso técnico em Informática, seus respectivos orientadores, Prof. José Alves e Prof. Aléssio Trindade, o Coordenador de Estágio e Relações Empresariais, Prof. Luzidelson Ribeiro, o Diretor de Ensino, Prof. Inakã Barreto, o Diretor Geral, Prof Sabiniano Araújo, além das mães das alunas, as Sras. Sidilene e Maria Edvânia.

O Prof. Sabiniano destacou o momento como um fato histórico para o campus Santa Rita e afirmou que vê o programa como uma excelente oportunidade, não somente para a formação dos estudantes, mas também para o crescimento do campus. “Essa aproximação com o setor produtivo resultará em muitas oportunidades nas quais todos ganharão; alunos, IFPB e setor produtivo!”. Sabiniano ainda completou: “Certamente o aluno que tiver a oportunidade de atuar no mercado de trabalho terá uma formação técnica diferenciada, contribuirá para o enriquecimento de debates em sala de aula e ainda contribuirá para a revisão dos nossos projetos pedagógicos”.

As alunas Samara e Ellen foram selecionadas para o Programa Jovem Aprendiz da empresa Martins, empresa da área de logística, situada na região metropolitana de João Pessoa. As alunas falaram sobre a experiência, desde a elaboração do currículo, sobre a condução do processo seletivo e principalmente sobre a expectativa da espera pelo resultado. A estudante Samara comentou sobre o seu desejo de ingressar no mercado do trabalho. “Já estava com o meu currículo pronto, só aguardando uma oportunidade para enviar. A oportunidade veio e não perdi tempo, encaminhei o currículo e fiquei na torcida para que fosse convocada para o processo seletivo. O processo foi bem concorrido, mas deu tudo certo! Estou muito feliz por ser uma das selecionadas!”. A estudante Ellen agradeceu a toda equipe do IFPB pela oportunidade e ressaltou que, mesmo com as dificuldades da pandemia, tem evoluído bastante em seus estudos e que pretende se qualificar cada vez mais para se tornar uma profissional competente. “Agradeço demais aos professores do campus Santa Rita, eles são demais! Estou muito feliz em estudar nessa instituição, e agora também poder conciliar estudo e trabalho! Vou dar o meu melhor para realizar um bom trabalho na empresa Martins!”

O professor Aléssio comentou sobre a importância do bom desempenho das jovens na empresa e aconselhou as alunas. “Se você quer ser reconhecida, faça com que a empresa sinta a sua falta! Dessa forma terá a certeza que realizou um bom trabalho”.

O professor José Alves comentou sobre a importância do monitoramento do plano de atividades para que o aluno esteja sempre sendo direcionado para o cumprimento de atividades relacionadas a sua área de atuação e, assim, enriqueça a sua formação técnica. “Podem contar conosco, não somente com os orientadores, mas com todo o corpo docente, para uma boa orientação dos trabalhos”.

O Diretor de ensino, Inakã Barreto, ressaltou sobre a importância da formação humana, além da técnica. Afirmou que, em conversas com representantes de empresas locais, foi destacada a importância de características como comunicação, responsabilidade, liderança, determinação, entre outras. “No campus Santa Rita, trabalhamos também essas questões humanas, pois formamos não só técnicos, mas também cidadãos.” E ainda parabenizou as mães das alunas pelo amor, cuidado, dedicação e apoio às suas filhas. “Essa estrutura familiar é fundamental para o desenvolvimento do cidadão. Parabéns, mamães, por conduzirem as suas filhas e darem todo o apoio que elas necessitam para a realização dos seus sonhos!”.

O Coordenador de Estágio, Prof. Luzidelson Ribeiro, afirmou que continuará trabalhando para que novas oportunidades sejam oferecidas para atender mais alunos do campus Santa Rita. “Vamos dar continuidade ao trabalho de divulgação do programa Jovem Aprendiz junto às indústrias/empresas e construir novas parcerias”. Luzidelson também destacou a qualificação dos alunos. Segundo ele, “um grande diferencial do aluno do IFPB no Programa Jovem Aprendiz é que este possui nível técnico e, além disso, tem uma qualificação profissional que o prepara para o mercado de trabalho desde cedo”.

As mães das estudantes, de forma emocionada, externaram o orgulho que estão sentindo por suas filhas e agradeceram ao IFPB e a empresa Martins pela oportunidade única. “Cheguei até a dizer que seria muito difícil ela conseguir essa vaga, pois a concorrência era alta, mas tudo era uma estratégia, uma forma de proteger a minha filha, pois fiquei com medo dela se decepcionar, em caso de um retorno negativo. Nunca deixei de acreditar, pois sei o quanto a minha filha é estudiosa e dedicada”, afirmou a Sra. Sidilene, mãe da aluna Samara.

Ontem, 19/07, a equipe do campus Santa Rita – formada pelo Diretor Geral, Professores Orientadores e Coordenador de Estágio – visitaram a empresa Martins, com a finalidade de aproximar ainda mais o IFPB do setor produtivo, além de conhecer o local de trabalho das alunas selecionadas.