Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2019 > 11 > Último Sábado Letivo 2019

Último Sábado Letivo 2019

O evento teve como tema a "Cultura" e contou com diversas oficinas.
por publicado: 03/12/2019 14h17 última modificação: 03/12/2019 14h17

O Campus Santa Rita realizou o último Sábado Letivo deste ano, no dia 30 de novembro. O evento, que teve como tema a "Cultura", contou, em sua abertura, com uma roda de conversa com o arqueólogo João Rosa, na qual foi abordada a “Arte Rupestre como expressão de conhecimento e tecnologias na pré-história”. O arqueólogo chamou a atenção para a arte pré-colombiana, em especial da pré-história brasileira, identificando, em sítios arqueológicos, vestígios dos povos que aqui viveram, observando um nível elevado de complexidade social e artístico. Assim, a abertura tratou-se, em síntese, de uma rica apresentação da pré-história local, regional e internacional.

Em seguida, o palestrante convidou os presentes para uma Oficina, sobre a arte rupestre, mostrando o “fazer”, trabalhando a matéria prima e a técnica da arte rupestre, suscitando algumas reflexões sobre o papel da pré-história nas ciências do homem.

Concomitante a esta, aconteceram outras onze oficinas. Desenho, MPB, instrumentos musicais, artesanato, fotografia, jogos na cultura geek, danças, como carimbó, bachata, dança do ventre, além de maquiagem foram temas dos cursos de curta duração que compuseram a programação. Desta forma, os discentes tiveram a oportunidade de experimentar várias oficinas que tematizaram “a cultura presente no dia a dia do cidadão”, independente da visão tradicional “clássica ou popular”, mas dando uma dimensão a partir do conceito antropológico de “culturas”, no plural. Com isso, experimentaram as diversas maneiras de expressão cultural.

"E nada mais propício do que o espaço da Escola para polemizar esse tema, pois encontramos diversos segmentos sociais da comunidade. Assim, colocamos em prática o que chamamos de Educação Patrimonial com objetivo de despertar nos nossos alunos a importância da cultura, ou culturas, em suas vidas", destacaram os organizadores.

O evento deu prosseguimento com um breve intervalo e lanche comunitário e foi encerrado após o sarau, em que vários alunos e convidados cantaram, dançaram e declamaram poemas. A atividade contou ainda com uma exposição de desenhos dos alunos Samuel de Melo e Alana Barros de Lima.

O Sábado Letivo teve a presença do Diretor de Ensino, Inakã Barreto, dos Intérpretes de Libras, dentre outros servidores, e foi organizado pelos professores Antônio Luna, Bruna Toso, Ellen Correia, Fabiana Marinho, Juselma Marques e Marcela Freitas, com colaboração do professor Eduardo de Santana Medeiros.