Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 09 > Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam a Unidade de Engarrafamento da Pitú

A visita teve como principal objetivo conhecer o processo de gestão ambiental e atuação do técnico em Meio Ambiente na empresa
por publicado: 02/10/2018 14h15 última modificação: 03/10/2018 09h49

No último dia 28 de setembro, os alunos concluintes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Santa Rita realizaram uma visita técnica à Unidade de Engarrafamento da Pitú, localizada em Vitória de Santo Antão-PE.

Os principais objetivos da visita foram: conhecer a forma de tratamento e destinação de efluentes gerados no processo, entender o sistema de gestão ambiental, bem como a atuação do técnico em Meio Ambiente na empresa.

A visita foi iniciada com as boas vindas, apresentação e histórico da empresa, por Albert Rodrigues, do setor Administrativo. Nesse momento, os alunos tiveram a oportunidade de entender não somente a história da empresa, mas a história da cana-de-açúcar no Brasil e a influência da cultura da cana no Nordeste, em especial no Estado de Pernambuco.

No segundo momento, o técnico em Saneamento Ambiental Sérgio Augusto, ex-aluno do IFPE, apresentou o processo de envase e a estação de tratamento de efluentes.

Os alunos conheceram diferentes alternativas de tratamento de efluentes e destinação de resíduos e também compreenderam melhor os desafios de um profissional na rotina de uma empresa, assim como a comunicação com os órgãos ambientais e entendimento da legislação vigente.

Por fim, a convite da empresa, o empresário Fábio Inácio transmitiu para os alunos os desafios de um profissional liberal na área de Meio Ambiente. Fábio Inácio, proprietário da empresa TERRA, é técnico em agropecuária e atualmente está cursando Agronomia no IFPE.

A aluna Débora Rúbia agradeceu por mais uma oportunidade e comentou: “as visitas técnicas têm contribuído demais para o nosso conhecimento”.

“As visitas de campo são de suma importância para a formação dos nossos futuros técnicos. O contato com os processos e com profissionais da área, só tem a somar na formação dos alunos. Os relatos de experiência dos técnicos Sérgio Augusto e Fábio Inácio, vieram de encontro às expectativas profissionais dos nossos discentes e esclareceram muitas dúvidas, comuns nessa fase de vida”, comentou o Prof. Luzidelson Ribeiro.