Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2016 > 10 > Dia Nacional e Internacional da Pessoa Surda é comemorado no Campus

Noticia

Dia Nacional e Internacional da Pessoa Surda é comemorado no Campus

Palestras, oficinas, panfletagem e trabalho acadêmico integraram a comunidade de estudantes e intérpretes
por publicado: 14/10/2016 14h50 última modificação: 14/10/2016 14h50

Em Comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Surda, o Campus Santa Rita promoveu e participou de atividades que divulgaram a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a acessibilidade para os alunos surdos do IFPB. A integração entre estudantes surdos do Campus Santa Rita com alunos de outros campi foi incentivada com palestras e oficinas.

O primeiro acontecimento decorrente dessa comemoração foi a participação da Técnica Intérprete de Libras do Campus Santa Rita, Emanuele Paulino, no IV Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (Sintae-UFRJ). O evento teve como finalidade reunir profissionais técnicos de diversas parte do Brasil.foto 2 trabalho ifpb sintae.jpg

O IV Sintae ocorreu entre os dias 12 e 16 deste mês na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O projeto realizado pela servidora do Instituto Federal da Paraíba foi apresentado na modalidade banner com o tema "Acessibilidade em Mãos: Tradução do Simulado do PSCT do IFPB 2016". O mesmo trata de oportunizar o ingresso do aluno surdo no Instituto Federal por meio do esclarecimento da Lei 10.436/2002 regulamentada pelo decreto 5.626/2005. De modo que foi possível a tradução e interpretação do simulado, o que oportunizou a entrada dos quatro alunos surdos que atualmente estudam no campus Santa Rita.

Em 26 de setembro, Dia Nacional da Pessoa Surda, o Campus Santa Rita promoveu uma panfletagem de conscientização sobre a data e como a fita azul representa a luta dos surdos. Toda comunidade acadêmica foi convidada a participar desta atividade, principalmente os alunos surdos e as tradutoras intérpretes do Campus, Cecília Santos, Emanuele Paulino, Michele França e Raquel Durval.

foto 7 professor surdo palestra JP.jpgNo dia 28 de setembro, a equipe participou de um evento realizado a convite da coordenadora do Coapne do Campus João Pessoa, Valéria Marques. Na ocasião, foi realizada uma palestra pelo professor da UFPB, Mestre Robson Peixoto, que é surdo. A palestra abordou os desafios que os alunos surdos encontram, mas podem superar com esforço e dedicação e usufruindo do apoio dos profissionais que a instituição oferece. Estudantes do Campus Santa Rita também participaram das oficinas. Este evento promoveu a interação dos surdos e intérpretes de Santa Rita com os surdos e intérpretes do Campus João Pessoa.

Acredito que foi um momento de suma importância para nossos alunos surdos. Eles descobriram que podem ir além do que imaginavam nesse início no IFPB, tendo em vista que estão no primeiro ano do ensino integrado. Vê-los descobrindo as suas potencialidades nesses encontros me deixa imensamente feliz e satisfeita. Sempre agradecendo muito a parceria que o Campus Santa Rita nos proporciona, principalmente ao apoio pedagógico e a Direção de Ensino, na pessoa do Professor Fechine, que acredita nos nossos projetos”, comentou a Presidente da Comissão de Implantação do Napne do Campus Santa Rita e organizadora das Comemorações alusivas ao Dia do Surdo em Santa Rita, Emanuele Paulino.

Fechando a semana, no dia 30 de setembro, foi realizada uma palestra para todos os alunos do Campus Santa Rita, com a pedagoga, professora especialista em Libras do município de João Pessoa, Elizete Olinto, abordando as potencialidades dos surdos. Segundo ela, "os surdos podem tudo, só não podem ouvir, as demais vontades e desejos, dificuldades e superações podem ser alcançadas pelos surdos que possuem uma língua viva, que é a Língua Brasileira de Sinais". As atividades de planejamento continuam por todo esse mês de outubro tendo em vista a I Semana de Inclusão do Instituto Federal da Paraíba que ocorrerá de 7 a 11 de novembro em todas as unidades.

registrado em: