Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2024 > 03 > Campus Santa Luzia implanta primeiro escritório modelo

Campus Santa Luzia implanta primeiro escritório modelo

Ambiental tem como princípio prestar serviços à comunidade na área de Meio Ambiente
por Clara Marinho publicado: 06/03/2024 13h46 última modificação: 07/03/2024 13h07

O IFPB Campus Santa Luzia implementou seu primeiro Escritório Modelo, intitulado, Ambiental. A ambiental é uma entidade legalmente constituída e independente, sem fins lucrativos, que presta serviços à comunidades vulneráveis no município de Santa Luzia-PB e em cidades do entorno, na área de Meio Ambiente.

O escritório modelo constitui-se em uma organização sem fins econômicos e com fins exclusivamente educacionais. É formado por estudantes de diversos níveis de ensino, servidores e parceiros sociais, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.

Na tarde desta terça-feira (05), a equipe da Ambiental, Escritório Modelo do campus Santa Luzia, fez uma das suas primeiras atividades práticas. Os alunos do segundo ano do curso técnico integrado em informática participaram de uma capacitação de práticas de compostagem.

De acordo com o professor Joaci dos Santos Cerqueira (coordenador do escritório modelo), o intuito da prática foi preparar os estudantes para atuarem como agentes transformadores e multiplicadores no Escritório Modelo do campus Santa Luzia.

Dentre os objetivos da Ambiental estão: capacitar os recursos humanos da entidade em relação às questões ambientais de forma multidisciplinar; manter intercâmbios com outros centros de estudo e pesquisa sobre Meio Ambiente, no Brasil e exterior; trabalhar o tema Meio Ambiente envolvendo práticas sustentáveis e uso raciona da água tanto como objetivo como área de estudo e pesquisa, voltando seus projetos para o benefício das comunidades mais vulneráveis.

De acordo com o coordenador da empresa, "no caso da Ambiental Escritório Modelo, um dos principais benefícios da empresa para a comunidade de Santa Luzia e região é prestar serviços na área de reuso de água, uso racional da água e práticas de sustentabilidade, com serviços gratuitos.  Em parceria com a CRAS de Santa Luzia (parceiro social) haverá uma pré-seleção desse público mais vulnerável socialmente", disse.