Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2022 > 06 > Sede definitiva do IFPB Campus Santa Luzia é inaugurada

Sede definitiva do IFPB Campus Santa Luzia é inaugurada

Nova sede contribui para a consolidação da educação na região
por publicado: 07/07/2022 09h05 última modificação: 26/08/2022 11h16

Reafirmando o compromisso de transformar vidas por meio da educação e de se consolidar no interior do Estado, o Instituto Federal da Paraíba inaugurou na quarta-feira (29)  a sede definitiva do Campus Santa Luzia. Este é o 6º Campus inaugurado na gestão do Reitor Nicácio Lopes.

Numa solenidade marcada por muita emoção, agradecimentos e discursos comemorativos, estiveram reunidos junto com a comunidade acadêmica, gestores e autoridades locais, além de personalidades que contribuíram para a concretização do Campus. O investimento para a construção da sede foi em torno de R$ 9 milhões, fruto do orçamento da união.

A estudante Ana Carolline Nóbrega Araújo cursa o 2º ano do curso técnico em Informática. Para ela, a chegada do IFPB em Santa Luzia trouxe bons resultados. "Fazer parte do IFPB é motivo de muito orgulho. A entrega da nova sede é a realização de um sonho. Uma estrutura ampla com conforto e qualidade para desenvolvermos nossas atividades. Os estudantes agradecem o esforço de todos", disse.

Foto diretor campus.jpegA vinda do IFPB para a cidade resulta do empenho e vontade de vários agentes públicos. "Nossa história começou a se construir em 2014. Em 2017 por força de uma portaria do MEC ganhamos o status de Campus e nos solidificamos com a oferta de cursos regulares. Mesmo num espaço físico restrito fizemos o nosso melhor. Agora iremos fortalecer nossas ações nessa magnífica unidade", disse o Diretor Geral Jerônimo Andrade da Nóbrega.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta, na ocasião representando o Reitor Nicácio Lopes, ressaltou o empenho de todos que contribuíram para a expansão do IFPB. "Somos a maior instituição de educação profissional e tecnológica do estado. Noventa e um por cento dos nossos estudantes são de baixa renda. Estamos lutando por essas famílias e pela transformação de vidas", destacou.Foto Mary Roberta.jpeg

O Reitor Nicácio Lopes participou de forma remota. No seu discurso ele agradeceu a atuação dos parlamentares que têm possibilitado o advento da instituição em um período de crise. "O IFPB não tem nenhuma obra parada. Este é o 6º Campus inaugurado na nossa gestão, representando nosso compromisso com a educação dos filhos dos trabalhadores do Brasil. Vocês, estudantes, encontrarão nesse monumento uma fonte para reconstruir o nosso país e torná-lo um espaço de maior dignidade", disse Nicácio, que pretende nos próximos meses inaugurar as instalações definitivas do Campus de Itaporanga.

O deputado federal Efraim Filho lembrou que o dia de hoje será simbólico e que o IFPB representa um diferencial na vida de muitos jovens. "Isso é a vitória, é a conquista de muita gente", disse o deputado ao lembrar que o Instituto deve preparar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. "Queremos que os nossos jovens ocupem os empregos com os melhores salários" destacou o parlamentar que, ao lado de sua família, comemorou a consolidação da unidade na sua cidade natal.Foto deputado.jpeg

A inauguração marca um momento de expansão do IFPB no território paraibano. Foram homenageados: o deputado federal Hugo Motta (representado pelo vice-prefeito Chicão), o ex deputado federal Luís Couto e o deputado federal Efraim Filho. Também foram destacados na solenidade os doadores do terreno onde está construído o Campus: o médico Edson de Mederios e o geólogo e professor José Aderaldo de Medeiros.

"Queremos agradecer ao IFPB por esse Campus extraordinário que tem dado educação pro nosso povo. O IFPB engrandece a nossa cidade", disse o professor Aderaldo ao receber a homenagem.

foto solenidade.jpegO prefeito José Alexandre Araújo comentou sobre a importancia desse momento muito esperado e ressaltou que o povo de Santa Luzia tem tradição nos estudos: "Não medimos esforços para a educação". A gerente da 6ª região de educação, Genilúcia Medeiros, representou o governador João Azevedo e afirmou que está de portas abertas para parcerias com o IFPB e para fortalecer o Estado: "Só iremos construir um mundo melhor, se acreditarmos na educação", disse a gestora.

A solenidade foi agraciada com a apresentação de artistas locais. Os convidados foram recepcionados ao som da banda de música Duarte Machado, regida pelo maestro Regis Santana. Em seguida houve a apresentação da quadrilha Explode Sabugi.

Após os discursos e o descerramento da placa de inauguração com a benção do pároco da região as autoridades visitaram as instalações. Dois blocos foram entregues e em breve serão equipados para que no segundo semestre seja dado início às atividades acadêmicas e administrativas.

O Campus Santa Luzia foi criado em 2014 com o título de Centro de Referência Profissional e Tecnológica, oferecendo para a região cursos de curta duração. Em 2017 ganhou o status de Campus. Hoje atua também em duas unidades remotas localizadas nas regiões de Várzea e São José do Sabugi. São ofertados os cursos de: técnico em energias renováveis e informática oferecendo oportunidades para centenas de estudantes da localidade e de regiões vizinhas.

*Fotos: Thomas de Freitas