Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2022 > 03 > A Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais do campus Santa Luzia(CLAGANP-SL), aprova o avanço para Quinta Fase, de consolidação do ensino híbrido, com previsão de retorno gradual às aulas presenciais no dia 21/03.

Destaque

A Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais do campus Santa Luzia(CLAGANP-SL), aprova o avanço para Quinta Fase, de consolidação do ensino híbrido, com previsão de retorno gradual às aulas presenciais no dia 21/03.

Protocolo de retomada será elaborado com exigência de apresentação de passaporte vacinal, uso de máscaras e orientações sanitárias.
por publicado: 04/03/2022 19h18 última modificação: 04/03/2022 20h58

A Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais (CLAGANP), do Campus Santa Luzia, composta pelas: Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), representação das equipes pedagógicas, da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), das Coordenações de Curso, representação docente, representação de estudantes e representação de pais reuniu-se, nessa última quinta-feira (03), para deliberar sobre a alternância de fase das Atividades de Ensino, de acordo com a Resolução 28/2020 CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, a qual estabelece as fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais no âmbito do IFPB.

A reunião teve início com a Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Professora Anna Aline Roque Santana, apresentando uma linha do tempo das ações do Campus Santa Luzia. Em sua fala, ela rememorou que o Campus finalizou o calendário letivo do ano 2021 com as Atividades de Ensino Não Presencias (AENP´s) estabelecidas na fase 4, mas que, com o aumento dos casos de COVID 19 e o agravante do contágio pela nova variante Ômicron, que em meados de janeiro já era a cepa predominante no planeta, tendo provocado um aumento no número de casos de Covid-19 por onde passou; e bem mais especificamente no município de Santa Luzia, onde estamos instalados. Em reunião, na época, considerando o contexto pandêmico, a Comissão concordou pelo início do ano letivo 2022 totalmente remoto, até que se vislumbrasse um panorama mais favorável. 

Assim, foi destacado por todos que usaram a fala a necessidade de observar o controle do número de casos, a diminuição de contágios, o aumento significativo de imunização, o estado pandêmico do município, a fim de rever a alternância de fase, uma vez identificada a pertinência de realização das atividades presenciais.

Nesse contexto, a Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Atividades Não Presenciais (CLAGANP), aprovou, por unanimidade, com data prevista para 21/03, a implantação da fase 5, que consolida o Ensino Híbrido, sendo autorizada a retomada gradual das aulas teóricas presenciais, bem como as previstas nas fases anteriores.

Para que o retorno presencial possa ser efetivado com segurança em observação e cumprimento às orientações sanitárias e ao Protocolo de Biossegurança Institucional, alguns encaminhamentos foram elencados, entre eles: a disponibilidade de formulário para apresentação do passaporte vacinal e a elaboração de um Plano de Retomada, que contemple todas as orientações e direcionamentos quanto aos aspectos didático-pedagógicos de utilização dos espaços físicos e equipamentos, entre outros. Esse documento, deverá ser aprovado pela Direção Geral e amplamente divulgado no âmbito do Campus, estando condicionado às realidades institucionais e epidemiológicas, assegurando as condições para a implementação da nova fase. Ressaltando, ainda, que, a depender das mudanças de panorama epidemiológico, a Comissão poderá, a qualquer momento, rever esta decisão.

 

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Santa Luzia

registrado em: