Você está aqui: Página Inicial > Relações Internacionais > Centro / Núcleo de Linguas > Exames de Proficiência > Exame de Proficiência - ESPANHOL

Exame de Proficiência - ESPANHOL

por Monica Maria Montenegro de Oliveira publicado 03/07/2017 14h55, última modificação 03/07/2017 15h12

 DELE

 

Se o seu destino for um país de língua espanhola, o exame de proficiência mais comum é o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). Ele é o teste oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. O Instituto Cervantes é a instituição responsável pelos exames no Brasil, e a University of Salamanca é a responsável com a elaboração, correção e classificação final do teste. 

Ele é dividido em 6 níveis. Para cursar uma graduação em uma universidade de língua espanhola é preciso em geral ter o diploma C1 (Aqui o estudante é classificado como alguém com competência necessária para lidar com situações que exigem o uso avançado da língua. Este nível é o exigido pelas universidades ao aceitar alunos estrangeiros). Este exame é composto por quatro provas: 

  • Prova 1: Compreensão de leitura e uso da língua (90 minutos).
  • Prova 2: Compreensão auditiva e uso da língua (50 minutos).
  • Prova 3: Compreensão auditiva e expressão e interação escritas (80 minutos).
  • Proba 4: Compreensão de leitura e expressão e interação orais (20 minutos).                                              

Para cada nível o aluno precisa atingir uma nota específica. No C1, por exemplo, a prova é pontuada de 0 a 100 e o aluno deve tirar no mínimo 33 pontos em cada seção para conseguir ser aprovado. 

Por fim, para se candidatar a qualquer nível de DELE é preciso comprovar na hora da inscrição que a sua nacionalidade não é de um país onde o espanhol é a língua oficial. O valor do exame pode variar de ano a ano, devido taxas administrativas, e de acordo com o nível que você for prestar.