PIBIC/CNPq

por PRPIPG publicado 19/07/2016 14h52, última modificação 19/07/2016 14h52

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq


 

O PIBIC é um programa fomentado pelo CNPq voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Os objetivos do Programa são: 

  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa,  de modo  a ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
  • Qualificar estudantes para os programas de pós-graduação, com vistas a colaborar na redução do tempo médio de sua permanência nesse nível de ensino.
  • Estimular pesquisadores a integrarem estudantes de graduação às atividades relativas ao desenvolvimento científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural.
  • Proporcionar ao estudante, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
  • Contribuir para a consolidação de linhas de pesquisa na Instituição, de modo a fortalecer os Grupos de Pesquisa de servidores do IFPB.