Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2023 > 01 > Janeiro Branco: Cuidados emocionais e a democratização da saúde mental

Janeiro Branco: Cuidados emocionais e a democratização da saúde mental

Campanha de Janeiro Branco nos lembra do cuidado que devemos ter com a saúde mental
por publicado: 27/01/2023 18h35 última modificação: 27/01/2023 19h35

Uma nova oportunidade de recomeçar. É assim que vemos o início do ano, o mês de janeiro.

Por esta razão, o mês foi escolhido para a campanha Janeiro Branco, que nos lembra do cuidado que devemos ter com a saúde mental. Cada vez mais, deixa de ser um tabu a discussão sobre os nossos problemas emocionais e psíquicos.

Neste ano, o Janeiro Branco tem o mote “a vida pede equilíbrio”. Nada mais apropriado para nos lembrar, no dia a dia, que devemos cuidar de nossa mente, de nossas dores e lutas interiores.

No IFPB, temos instrumentos para nos auxiliar na busca por ajuda na saúde mental. Nos campi, há os Núcleos de Acompanhamento Psicossocial. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde do Estudante, é quem articula muitas ações dentro da temática.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio do Núcleo de Acompanhamento Psicossocial – Campus Princesa Isabel alinha-se à campanha Janeiro Branco, incentivando a comunidade do campus, e a sociedade como um todo, a cuidar da saúde mental. Janeiro Branco é uma campanha de saúde cujo objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

O Campus Princesa Isabel conta com o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) que promove assistência psicoeducativa, refletida em ações de acolhimento, escuta psicológica em grupo e individual, encaminhamentos para a rede de assistência em saúde mental e ações educativas, preventivas e promotoras de bem-estar e qualidade de vida.

No dia de hoje, 27/01, às 14h, tivemos um bate-papo com a Psicóloga e ex-aluna do IFPB - campus Princesa Isabel, Isabela Tavares, para tratar sobre o tema "Saúde Mental: A vida pede equilíbrio", transmitido pelo Canal do YouTube do campus, que pode ser acesso pelo link.