Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2017 > 06 > Projeto de Extensão realiza oficina em Princesa Isabel

Projeto de Extensão realiza oficina em Princesa Isabel

Projeto vinculado ao Núcleo CACTUS realiza oficina na comunidade Cabeça do Porco, na zona rural, sobre saneamento e eletricidade
por publicado: 16/06/2017 08h43 última modificação: 16/06/2017 17h28

O projeto de extensão Espaços de Participação Comunitária: desenvolvimento de um projeto de sede modelo para as associações comunitárias de Princesa Isabel –PB realizou nesse útlimo domingo (04/06) duas oficinas na comunidade rural Cabeça do Porco. Essa foi a primeira oficina promovida pelo projeto e contou com 16 participantes de diversas comunidades da região (Riacho Grande, Várzea, Lages, Lagoa da Fazenda e Gavião).

Vinculado ao Núcleo de Extensão CACTUS (Centro de Assistência Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais), o objetivo principal do projeto é desenvolver o plano arquitetônico da sede prevendo a utilização de tecnologias sociais. A realização das oficinas tem ainda o intuito de disseminar conhecimentos relacionados à preservação ambiental.

A oficina aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro e os dois temas trabalhados foram: instalações elétricas (ministrada pelo professor Carlos Sobrinho) e alternativas para o saneamento rural (ministrada pela engenheira ambiental e colaboradora do projeto Raphaele Morais). Devido ao conteúdo mais extenso, foi realizada a continuação da oficina no dia 07/06, nas dependências do Campus Princesa Isabel, para que os alunos pudessem avançar nos temas trabalhados e, por fim, conseguirem instalar um relé de nível.

A oficina de Estratégias para Saneamento Rural construiu na escola municipal um círculo de bananeiras para coletar as águas cinzas oriundas da cozinha. Essa ação já rendeu bons frutos e um dos moradores da comunidade, José da Silva, aplicou seus conhecimentos em sua própria residência ao implantar um círculo de bananeiras para tratar as águas cinzas.

Ações futuras

Ao longo do projeto de extensão serão ministradas oficinas em três comunidades diferentes (Cabeça do Porco, Várzea da Cruz e Trincheiras). Durante os encontros serão apresentadas as tecnologias sociais previstas no plano arquitetônico e a viabilidade de sua adoção.

Essas atividades serão desenvolvidas em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba – EMATER/PB. Com isso as comunidades irão compartilhar e discutir com a equipe do IFPB e da EMATER um conjunto amplo de informações sobre as tecnologias sociais que poderão futuramente estar presentes na sede da própria comunidade, bem como em diversas outras obras realizadas em seu território.