Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2017 > 05 > Campus Princesa Isabel realiza II Simpósio da Caatinga

Campus Princesa Isabel realiza II Simpósio da Caatinga

Simpósio teve como tema principal este ano: água e sociobiodiversidade
por publicado: 02/05/2017 10h31 última modificação: 04/07/2017 14h47

O Campus Princesa Isabel realizou nesta sexta-feira, dia 28, o II Simpósio da Caatinga. O evento teve como tema central a água e a sociobiodiversidade.

A programação contou com apresentação musical da banda Dó Centes, palestras dos professores: Dr. Daniel Duarte de Oliveira, do CCA – UFPB/INSA, Hermes Maia Pereira, da EMATER - PB e do Prof. Dr. José Etham Lucena Barbosa, da CCBS/UEPB.

Outros momentos de destaque da programação foram as exposições artísticas, as oficinas temáticas, a apresentação do Grupo de Teatro Por Trás dos Holofotes, performance do grupo Jhow Silva e banda Alcateia e ainda uma praça de alimentação e feira de economia solidária.

O Simpósio promoveu um diálogo franco e aberto sobre as estratégias de gestão dos recursos hídricos e conservação da caatinga, através do conhecimento da relação entre água, biodiversidade e a ação humana, sobretudo no que se refere à política e economia.

A coordenadora geral e idealizadora do Simpósio, professora Lucila Carla Félix, comentou sobre a temática do evento: “O Simpósio tem como temática o bioma caatinga que é um bioma característico da região nordeste brasileira, e nessa segunda edição nós falamos deste bioma e da população que vive nele e a água que é uma problemática bastante importante e crítica limitante da vivência do sertanejo desta região”.

Ela comentou ainda sobre a importância da abordagem desta temática no Campus Princesa Isabel: “O Campus Princesa Isabel está inserido no bioma caatinga e mesmo assim a gente vê um desconhecimento tanto dos nossos estudantes como da comunidade no entorno da importância da conservação desse bioma. Nós temos casos de retirada de madeira. É ilegal e isso é necessário que as pessoas entendam então a importância desse bioma e da conservação dele, do potencial de uso principalmente medicinal. Então temos a necessidade de trazer essa temática para a população”, completou Lucila.

O dia 28 de abril foi escolhido para celebrar o dia da caatinga em homenagem ao professor e ecólogo Pernambucano João Vasconcelos Sobrilho. O pernambucano foi o responsável pelo desenvolvimento de uma reserva biológica em Pernambuco. A data é comemora no dia do seu nascimento.

Cássio Martins, Diretor Geral do Campus Princesa Isabel ressalta sobre a importância deste evento para o Campus: “O II Simpósio da Caatinga é um evento que envolve pesquisa, extensão e atividades de ensino. Isto é importante porque é o tripé da nossa Instituição e vai estimular todos os segmentos que estão disponíveis na Instituição para os nossos alunos, porque eles vão aprender pesquisando sobre o bioma”.

Iasmin Leite Dantas, aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, participou do evento como monitora e ajudante da comissão do evento. Ela comentou sobre suas impressões sobre o evento: “o evento tem bastante importância para o nosso Campus, pois ele traz notoriedade para a nossa cidade e seu entorno”.

O IFPB – Campus Princesa Isabel está localizado no semiárido da Paraíba, na microrregião da Serra do Teixeira, região que reúne 121.088 habitantes em uma área de 2.623 km, com baixo índice de chuvas, realizou o II Simpósio da Caatinga e assim traz cada vez mais notoriedade para a Instituição e a cidade a que pertence.

Por Jéssica Soares, estagiária de Comunicação.