Você está aqui: Página Inicial > ppgee > PROGRAMA > Área de Concentração & Linhas de Pesquisa

Área de Concentração & Linhas de Pesquisa

por 3704602 publicado 23/08/2021 19h16, última modificação 08/04/2024 10h00

Área de Concentração na CAPES: Telecomunicações


 1. Linha de pesquisa em Eletromagnetismo Aplicado

 Ocupa-se em desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados de sistemas de RF, abrangendo as faixas de frequências de HF, VHF, UHF, micro-ondas e ondas ópticas. As pesquisas dão ênfase aos sistemas irradiantes, aos enlaces de comunicações por meios convencionais e por fibra óptica, aos circuitos e sistemas com aplicações comerciais e às aplicações industriais de micro-ondas. 

Outras aplicações desta linha de pesquisa são: redes de sensores sem fio, redes ópticas e tecnologia de acesso, planejamento de redes sem fio, modelamento para propagação em ambientes móveis celulares, estudo das propriedades elétricas e eletromagnéticas fundamentais, antenas inteligentes, modelamento numérico aplicado ao eletromagnetismo, dispositivos de micro-ondas, antenas planares, compatibilidade eletromagnética e interferência eletromagnética.

 

2. Linha de pesquisa em Processamento de Sinais

 O Processamento de sinais consiste no método de analisar sinais do mundo real usando ferramentas matemáticas e computacionais, para realizar transformações ou extrair informações desses sinais. É uma área fundamental para o desenvolvimento tecnológico, uma vez que permite a construção de modelos de processamento de forma mais flexível e robusta. A linha de pesquisa de processamento de sinais se insere nesse contexto com o objetivo de desenvolver pesquisas básicas e aplicadas em processamento de imagens, o processamento da fala, o processamento de sinais acústicos, o processamento de sinais biomédicos e o processamento de dados em geral.

 

3. Linha de pesquisa em Sistemas Eletrônicos e Controle

Sistemas Eletrônicos e Controle abrange o estudo e desenvolvimento de algoritmos, sistemas computadorizados, sistemas embarcados, estruturas e circuitos considerando aquisição e condicionamento de sinais e aplicando conceitos da instrumentação eletrônica e eletrônica básica e aplicada, e topologias e sistemas de controle convencional, inteligente (usando conceitos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, por exemplo), analógico e digital aplicados à manufatura de produtos, automação e robótica, acionamento de máquinas, medicina, desenvolvimento de equipamentos, transmissão de sinais coletados, uso da Internet das Coisas, automação e variadas áreas. Nesse sentido, a linha de pesquisa de Sistemas Eletrônicos e Controle tem o objetivo de desenvolver e estudar mecanismos, topologias, equipamentos e estruturas associando conceitos da Eletrônica e Controle.