Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2023 > 01 > Dois projetos do Campus Picuí são finalistas da FEBRACE

Dois projetos do Campus Picuí são finalistas da FEBRACE

Maior Feira de Ciências do país acontecerá em março em São Paulo
por publicado: 23/02/2023 10h45 última modificação: 23/02/2023 10h47

O Instituto Federal da Paraíba vai participar da 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) que acontecerá de forma presencial em março na Universidade de São Paulo (USP). Dois projetos do Campus Picuí foram selecionados para a etapa final da competição que tem como tema Criatividade e Inovação.

O projeto Gates - Grupo de Apoio Tático Educacional de Suporte Cognitivo -foi desenvolvido pelos estudantes Iara Macedo e Eloá Souto, do Curso Integrado de Edificações, e pelo estudante Júlio Cézar Dantas, do Curso Subsequente de Eletrônica, sob a orientação da professora Dayane Guedes, e coorientação do professor Antônio Carlos Buriti.Grupo Projeto Gates.jpg

Segundo a professora Dayane o projeto tem o objetivo de desenvolver um site interativo que permitirá conectar professores de todo o país, para que possam compartilhar materiais adaptados para alunos que tem transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia. “A educação tem alcançado essa inclusão que perpassa todas as etapas de ensino. Participar dessa feira é valorizar a pesquisa e a ciência que vem sendo desenvolvida em nosso campus.” disse.

“Nosso projeto pretende trazer materiais didáticos acessíveis a estudantes com DTAH e dislexia para que eles possam tem um melhor rendimento escolar, uma vida melhor, e acabar com o estigma, já que somos muitas vezes chamados de preguiçosos” revela o estudante Júlio Cézar.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, com causas genéticas, caracterizado principalmente pela dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) o distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças já na idade escolar e 4% da população adulta no Brasil. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, pode ser identificada mais por dificuldades em memorizar música, trocar letras, palavras e números, de acordo com a ABD.

Estudantes Maria Luísa e Tayná.jpgO outro projeto finalista do Campus Picuí na FEBRACE é o Protótipo de Detecção de Deslizamento de Terra. O trabalho é das estudantes Maria Luísa Brito, do Curso Técnico Integrado de Geologia, e Tayná Almeida, do Curso Técnico Subsequente de Informática, sob a orientação do professor Fernando Costa Gomes.

O projeto é fruto da Chamada Interconecta da PRPIPG, e surgiu a partir da sensibilização pela tragédia de Petrópolis, ano passado na região serrana do Rio de janeiro, quando um deslizamento de terra provocou mortes, e pela tragédia no cânion de Capitólio (MG) quando um desmoronamento de um paredão de pedra atingiu embarcações no Lago de Furnas, ocasionando mortes

O protótipo consiste num icosaedro (um objeto geométrico, uma espécie de bola, formado por 20 faces) com uma esfera metálica no interior ligada por sensores. O conjunto é enterrado no solo e possui um circuito integrado com luzes de led que avisam na superfície se houver movimento de terra, daí é possível avisar as pessoas a abandonarem suas casas em caso de deslizamento, explicou o professor Fernando.

“A FEBRACE é uma experiência maravilhosa, é a maior feira de ciências do Brasil. O interessante principalmente da fase presencial é o protagonismo estudantil, além de promover a igualdade de gênero, porque lugar de mulher também é na pesquisa, o que se comprova com nossas duas participantes do campus” disse.Professor Fernando.jpg

“É a primeira vez que viajo para um lugar tão longe assim da minha realidade em Picuí, uma sensação de realização e de que conquistei isso com um projeto pelo IFPB. Através dos estudos estou tendo a oportunidade de ter uma experiência totalmente nova na minha vida, uma experiência curricular que levarei para a minha vida” disse a estudante Maria Luísa.

Na etapa final da FEBRACE de 20 a 24 de março, além da mostra dos 200 projetos finalistas, acontecerão na USP palestras e workshops com transmissão pela internet. A lista completa de finalistas e outras informações sobre a feira e os competidores estão disponíveis no link https://febrace.org.br/.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM