Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2022 > 11 > Trabalhos de pesquisa de estudantes movimentam a Feira de Ciências no Campus Picuí

Experimentos em várias áreas do conhecimento chamam a atenção. Encontro de Bandas e Fanfarras movimenta o Campus
por Heranir Oliveira publicado: 30/11/2022 13h05 última modificação: 30/11/2022 19h48

Alunos entusiasmados, ávidos em compartilhar resultados de projetos de pesquisa e experimentos práticos que podem ser usados no dia a dia na solução de problemas ligados especialmente ao meio ambiente. Este foi o cenário encontrado pelos visitantes nesta quarta-feira (30) na Feira de Ciências do Campus Picuí.

A 7ª FECAT é a primeira realizada de forma presencial depois do período de pandemia, e o resultado superou as expectativas: mais de 800 inscritos e 170 trabalhos oriundos da comunidade acadêmica do campus e de escolas públicas da região circunvizinha.

Quem passa pelos stands montados no Campus Picuí pode conhecer projetos relacionados a energia solar, reaproveitamento de materiais, reúso da água, melhoramento da qualidade de sementes e controle de ruido. A acessibilidade também está entre as preocupações dos estudantes. Projeto Elevador.JPGUm projeto de um elevador de custo acessível é uma das soluções apresentadas pelos estudantes do curso de Informática, Lívia Niedja e Matheus Rian, para facilitar o acesso no campus.

Estudantes Escola Pública.JPGO uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar não foi esquecido. Um projeto de alunos da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes conseguiu aumentar o rendimento dos estudantes após o período de pandemia com o uso da tecnologia. “Observamos um maior interesse dos alunos o que se refletiu num aumento da nossa nota do Ideb” revela a estudante Elorrane Ferreira.

Segundo o Diretor de Ensino do Campus Picuí, professor Francinaldo Leite, os melhores trabalhos expostos na Feira de Ciências receberão medalhas e troféus.” Este evento tem o apoio do CNPq e envolve mais de 15 municípios da região com mais de 30 escolas inscritas. Além da educação a ciência mostra como ela é importante para mudar a vida das pessoas” disse.DSC_0792.JPG

Para o Diretor de Cultura da Proexc, Erivan Lopes, os projetos apresentados na Feira de Ciências estão voltados para o melhoramento do campus e da região. " O IFPB não está isolado, mas envolvido com ações inseridas na região onde Picuí está localizado, isso é salutar e gratificante" concluiu.

No final da tarde o 1º Encontro de Bandas e Fanfarras do Campus Picuí arrancou muitos aplausos. Sete grupos se apresentaram, destaque para as evoluções sincronizadas e figurinos caprichados. Os participantes receberam troféu e certificado.Fanfarra 2.jpegFanfarra premiação.jpeg

Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM do IFPB