Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2022 > 05 > Orçamento do Campus Picuí 2022

Orçamento do Campus Picuí 2022

Direções executam Planejamento para o Orçamento do ano de 2022.
por publicado: 06/05/2022 18h56 última modificação: 06/05/2022 18h56

Visando publicizar o orçamento, o Campus Picuí torna público o Orçamento para o Campus constante na LOA (Lei Orçamentária Anual), para o ano de 2022. Todas as informações foram extraídas da própria LOA.

O Orçamento Anual do IFPB campus Picuí é recebido através de descentralizações feitas pela Reitoria do IFPB, e alocado em "Ações Orçamentárias". Nessas "Ações Orçamentárias" são alocados os recursos para que um programa de governo seja atendido, com o objetivo de atender necessidades de uma determinada área de atuação.

Assim, como em todas as instituições públicas, o orçamento é anual. E este está dividido de acordo com as ações e finalidades, essas ações são chamadas de “Ações Orçamentárias".

Entendendo o Orçamento:

Para ajudar no entendimento sobre o Orçamento de toda comunidade, abaixo segue um pequeno resumo do que seriam essas ações orçamentárias.

Funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica:

AÇÃO 20RL

O que é? Gestão administrativa, financeira e técnica, desenvolvimento de ações visando o funcionamento dos cursos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, manutenção dos serviços terceirizados, pagamento de serviços públicos e de pessoal ativo, manutenção de infraestrutura física por meio de obras de pequeno vulto que envolvam ampliação/reforma/adaptação e aquisição e/ou reposição de materiais, inclusive aquelas inerentes às pequenas obras, observados os limites da legislação vigente, aquisição e/ou reposição de acervo bibliográfico, veículos e transporte escolar, capacitação de recursos humanos, prestação de serviços à comunidade, promoção de subsídios para estudos, análises, diagnósticos, pesquisas e publicações científicas, bem como demais contratações necessárias ao desenvolvimento de suas atividades.

Objetivo: Garantir o funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, proporcionando melhor aproveitamento do aluno e melhoria contínua de qualidade do ensino.

Assistência ao Educando da Educação Profissional:

AÇÃO 2994

O que é? Fornecimento de alimentação, atendimento médico-odontológico, alojamento e transporte, dentre outras iniciativas típicas de assistência social ao educando, cuja concessão seja pertinente sob o aspecto legal e contribua para o bom desempenho do aluno na escola.

Objetivo: Suprir as necessidades básicas do educando, proporcionando condições para sua permanência e melhor desempenho na escola.

Essa ação pode ser dividida em Planos de Trabalho aos quais se dá o nome de PTRES. Existem PTRES com diferentes finalidades, porém, o Campus Picuí geralmente recebe os PTRES 170940 e o PTRES 170941. Vamos ver para que servem cada um desses abaixo:

• AUXÍLIOS NÃO-FINANCEIROS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Todos as formas de auxílios não-financeiros disponibilizados para os discentes como: merenda, almoço, doação de itens de fardamentos, mochilas, cadernos e outros itens escolares, outras despesas que sejam diretamente destinadas aos discentes. Código: PTRES 170940;

• AUXÍLIO FINANCEIRO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: Todos as formas de auxílios financeiros disponibilizados para os discentes. Código PTRES 170941;

Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação:

AÇÃO 4572

Essa ação é voltada para os treinamentos  e capacitações dos servidores, tais como custeio dos eventos, pagamento de passagens e diárias aos servidores, quando em viagem para capacitação, taxa de inscrição em cursos, seminários, congressos e outras despesas relacionadas à capacitação de pessoal.

Finalidade: Promover a qualificação e a requalificação de pessoal com vistas à melhoria contínua dos processos de trabalho, dos índices de satisfação pelos serviços prestados à sociedade e do crescimento profissional.