Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias > 2021 > 07 > Campus Picuí recebe o Prefeito de Cruzeta-RN

Noticia

Campus Picuí recebe o Prefeito de Cruzeta-RN

O objetivo foi conhecer o Projeto Fábrica de Solos, desenvolvido entre a Prefeitura de Picuí e o IFPB
por publicado: 14/07/2021 09h57 última modificação: 14/07/2021 09h57

No dia 13 de Julho de 2021, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Picuí recebeu a visita do Prefeito Joaquim José de Medeiros, da Cidade de Cruzeta, Rio Grande do Norte e do Secretário de Agricultura, João Maria, com o objetivo de conhecer o projeto “Fábrica de solos”, que é resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal de Picuí e o IFPB.

O projeto vem transformando os resíduos orgânicos do município em adubo e em material adequado para cobertura do solo em propriedades rurais de agricultores familiares.

A equipe foi recebida pelo coordenador do NEA - núcleo de estudos em agroecologia, professor Montesquieu Vieira e pelos discentes voluntários do NEA do curso superior de Agroecologia, Pedro Henrique e Alicia Zeferino, além do servidor Allysson Tércio que realiza a trituração dos resíduos.

Durante a visita foram apresentadas as máquinas, o processo de compostagem e os resíduos já triturados e prontos para serem entregues, além de uma experiência em campo com o uso dos resíduos na cultura da palma forrageira.

A ideia do prefeito é reproduzir o projeto em seu município. Na oportunidade também foi entregue uma cópia do documento “Municípios agroecológicos e políticas de futuro - Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional”, produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia – ANA.

“Nossa instituição e o curso de Agroecologia tem o papel de dialogar e auxiliar na construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável. E nessa perspectiva estamos disponíveis para visitas e parcerias”, afirma o coordenador do NEA.

registrado em: