Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2021 > 02 > Núcleo de Estudos em Agroecologia inaugura casa de sementes crioulas em Jaçanã-RN

Noticia

Núcleo de Estudos em Agroecologia inaugura casa de sementes crioulas em Jaçanã-RN

Projeto contou com apoio da Coordenação de Extensão do Campus Picuí em parceria com o Escritório Local da EMATER-RN.
publicado: 15/02/2021 20h55 última modificação: 15/02/2021 20h58

As casas de sementes do Rio Grande do Norte, representam uma estratégia de conservação da Agrobiodiversidade e da promoção da segurança alimentar das populações urbanas e rurais do semiárido Potiguar.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFPB Campus Picuí, com apoio da Coordenação de Extensão, tem incentivado e apoiado fortemente projetos nas cidades polarizadas pelo nosso Campus. Essa ação está sendo executada com apoio financeiro da Pro Reitoria de Extensão através do edital nº 26/2020 PROBEXC PROJETO, durante o período de 10/2020 à 02/2021.

O objetivo do projeto é identificar e apoiar os Guardiões de Sementes Crioulas do Município de Jaçanã-RN através da reintrodução de sementes que estavam extintas. Essa ação contou com a construção de parcerias institucionais com o Sindicato da Agricultura Familiar de Jaçanã (SINTRAF), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município, Associação da Chã da Bulandeira, Prefeitura Municipal de Jaçanã e dos Escritórios local e regional da Empresa de Assistência e Extensão Rural (EMATER-RN).

Foi fundamental também, o apoio e a parceria que construímos com AS-PTA Agroecologia da Paraíba, que fez a articulação dos agricultores para a oferta das sementes. As sementes crioulas são carinhosamente chamadas, pelos agricultores da Paraíba, como “Sementes da Paixão”.

O Projeto está sendo executado por Francisco Roberto de Sousa Marques, Coordenador; Jean Gonçalves dos Santos, Extensionista do Escritório local da EMATER e do aluno bolsista do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Picuí – Anderson Ramon Araújo das Neves.

registrado em: