Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2018 > 09 > Selicult está com inscrições abertas online

Noticia

Selicult está com inscrições abertas online

Seminário de Linguagens, Literatura e Culturas terá ampla programação
por publicado: 14/09/2018 17h30 última modificação: 14/09/2018 17h30

O Campus Picuí do IFPB realiza, de 27 a 29 de setembro, o Seminário de Linguagens, Literatura e Culturas (Selicult). O evento é idealizado e organizado pela equipe de docentes de Línguas e Literatura Brasileira do Campus Picuí e tem um caráter interdisciplinar, cultural e científico.

Estão programados minicursos, oficinas, workshops, palestras e mesas-redondas. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Acesse aqui o site de inscrição onde está a programação completa.

A segunda edição do Selicult tem o tema “Prosa, Poesia e outras formas do dizer: Entre a tradição e a vanguarda da Silibrina”. A cada ano, o evento homenageia escritores nordestinos, que têm divulgado a cultura popular da região.

Desta vez, a comissão organizadora elegeu o escritor paraibano Bráulio Tavares, oriundo de Campina Grande e radicado no Rio de Janeiro. A obra de Bráulio Tavares funda raízes em uma mescla criativa de fontes que transitam entre a tradição do cancioneiro nordestino, próprio da literatura de cordel, e os arrepios formais da vanguarda de ficção científica.

Além de Bráulio Tavares, o evento contará com a presença de diversos artistas e pesquisadores das mais diversas instituições acadêmicas da região. Entre as várias temáticas estão Filosofia, Feminismo, Ficção Científica, Literatura Infantil, Mídia e Discurso, e ensino de língua estrangeira.  

O evento pretende envolver estudantes, professores e pesquisadores das ciências humanas do Curimataú e Seridó Paraibano. Em sua primeira edição, o Selicult contribuiu para tornar o Campus Picuí do IFPB um espaço adequado para a reflexão e o pensamento crítico acerca da Língua e da Literatura.

Segundo os organizadores, o principal objetivo do Selicult é provocar reflexões no campo da linguagem humana nos mais diversos espaços em que ela seja produzida, abrangendo o discurso histórico e literário em constante diálogo com a cultura. Neste sentido, o evento descortina um diálogo abrangente entre as ciências humanas e sua relação com a linguagem, a literatura e a cultura.

DGCOM do IFPB

registrado em: