Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2017 > 10 > Biblioteca "Canto do Picuhy" completa um ano de fundação

Biblioteca "Canto do Picuhy" completa um ano de fundação

Conheça um pouco do projeto que vem contribuindo para a democratização da informação nas comunidades de Picuí
por publicado: 09/10/2017 12h10 última modificação: 09/10/2017 12h10

A biblioteca comunitária "Canto do Picuhy"completou um ano de fundação. Em homenagem à data, fundadores relembram a trajetória exitosa do projeto.

Idealizado pelo aluno Caíque Rodrigues, formando do curso Superior de Agroecologia do Campus Picuí, o projeto foi implantado com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Comunidades Rurais (NIACR), e se fortaleceu  através de doações de exemplares, após uma campanha de sensibilização, informação e filiação de colaboradores.

A biblioteca foi primeiramente estabelecida na Praça João Pessoa no Centro de Picuí, no espaço do coreto , diante da Igreja Matriz da cidade, local estratégico para a visitação de moradores de todas as idades. Funcionando uma vez por semana, sempre às quartas-feiras das 19h30min às 21h30min, a atividade do espaço consiste na realização de troca de livros, onde os interessados elegem seu exemplar em meio aos diversos temas ofertados, estabelecendo assim um intercâmbio de saberes. Uma vez lido um exemplar, o leitor pode novamente realizar a troca levando outro título, de forma sucessiva, conforme seu ritmo de leitura.

O acervo conta com 200 exemplares dos mais variados títulos, entre eles best sellers, literatura infantil, grandes clássicos brasileiros, além de um cordão repleto de cordéis armado sobre os livros.  Caíque Rodrigues, ressalta que a visitação e o interesse da comunidade têm sido satisfatórios e crescentes, demonstrando o acolhimento e aceitação dos moradores do entorno em relação à ideia. "A proposta da biblioteca de trocar conhecimento com os leitores de forma simples e ampla tem sido recebida com expectativa e entusiasmo, fortalecendo o elo entre alunos, docentes e comunidade. A adesão de crianças e jovens tem sido surpreendente, alcançando uma demanda acima do esperado, havendo um incremento da oferta de livros infanto-juvenis. O projeto mostra consolidar-se gradativamente através da divulgação e notória adesão da comunidade", afirmou.

Segundo a Professora Jeane Martins, coordenadora do NIACR, a implantação da Biblioteca Comunitária em Picuí "é de extrema importância para a comunidade local, bem como para localidades mais distantes do centro, uma vez que, o acesso ao acervo literário é o primeiro passo para a democratização da informação, minimizando as diferenças culturais, econômicas e educacionais, resgatando valores e estimulando o hábito de ler. Sendo assim, o projeto contribui na formação dos indivíduos, conquistando crianças com a ludicidade do mundo da leitura, atraindo jovens e imprimindo uma visão mais abrangente do mundo, para a formação de cidadãos esclarecidos e informados, para a edificação de uma sociedade com opinião e discernimento através da leitura seja na zona urbana ou rural".

DGCom - com informações do Campus Picuí