Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2017 > 06 > Campus Picuí se destaca com ações em prol do meio ambiente

Campus Picuí se destaca com ações em prol do meio ambiente

Professores e alunos desenvolvem projetos de sustentabilidade e preservação ambiental junto à comunidade local
por publicado: 06/06/2017 16h33 última modificação: 17/07/2017 18h12

Na Semana do Meio Ambiente, o IFPB em Picuí tem muito o que comemorar. O campus já tem se consolidado como um espaço de produção e reprodução de conhecimentos que vem trazendo diversos benefícios para a comunidade no seu entorno.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) é um dos responsáveis por promover essa interação. De acordo com o Coordenador, Frederico Campos, desde 2010, o Núcleo atua em atividades como a revitalização da cultura da palma forrageira, valorização do bioma caatinga, gastronomia da caatinga, agregação de valores das comunidades rurais com os projetos de cactáceas, dentre outros, tornando-se uma referência bastante representativa na região.

“São mais de 20 bolsistas financiados pelo CNPq, além de voluntários que atuam em projetos de pesquisa e extensão no campus, contribuindo com artigos científicos em eventos como o Simpif, Enex, semana da ciência e tecnologia. O NEA faz essa integração, além de motivar o aluno a não desistir, diminuindo a evasão e participando de forma ativa na construção do seu currículo a fim de atingir voos mais altos”, destacou o professor Frederico.

A bolsista Ivanice Silva descreve as atividades que realiza no NEA e destaca que já é possível observar na prática os efeitos positivos na vida dos agricultores. “Nós desenvolvemos muitos projetos com o manejo das cactáceas em relação ao plantio e a colheita. Temos nossa área experimental na fazenda gavião e desenvolvemos vários projetos lá. Os agricultores que presenciam esses resultados já começam a levar para suas propriedades”, afirmou a estudante do curso de Agroecologia.

Além do Núcleo, o campus tem dois cursos ofertados no eixo de meio ambiente: o curso superior em Agroecologia e o curso de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido, que já vai na 3ª turma. “Formamos 20 alunos na primeira turma do curso de especialização e já temos mais 20 aptos a apresentar o TCC e ainda mais 30 da terceira turma. Para uma cidade carente e degradada do ponto de vista ecológico, é uma conquista extremamente importante”, relata o professor ao mencionar o foco multidisciplinar do curso e a sua contribuição com pesquisas, tecnologias e engajamento social.

*Filipe Donner e Patrícia Nogueira - jornalistas do IFPB / DGCOM