Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2017 > 02 > Estudantes são selecionados para a Febrace com projeto sobre robótica

Estudantes são selecionados para a Febrace com projeto sobre robótica

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia será realizada de 20 a 24 de março na USP
por Ana Carolina publicado: 20/02/2017 15h29 última modificação: 20/02/2017 15h29

Um projeto na área de robótica desenvolvido por estudantes do Campus Picuí do IFPB e orientado por servidores foi selecionado para a 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2017), que acontecerá de 20 a 24 de março, na Universidade de São Paulo (USP). A Febrace é considerada um dos eventos científicos mais tradicionais da área de inovação tecnológica. O projeto “Desenvolvimento de Robô de Resgate para Olimpíada Científica” está na Mostra de Finalistas da Febrace junto a outros 125 projetos de várias regiões do Brasil.

Os estudantes do curso técnico Integrado ao Médio em Informática, Gilvan Henrique Dantas, Igor Oliveira da Silva e Luiz Carlos Macedo de Medeiros, são orientados pelo técnico de Laboratório da área de Física, José Torres Coura Neto, com co-orientação do docente Fernando Costa Fernandes Gomes. A equipe do Instituto Federal de Educação da Paraíba vai concorrer a diversos prêmios e pode ainda disputar a representação do Brasil na International Science & Engineering Fair 2017 (Intel ISEF), nos Estados Unidos.

O orientador José Torres conta que o projeto iniciou no semestre 2016.1, com um curso de introdução à robótica ministrado para a turma do terceiro ano de Informática. A partir desse curso, os alunos se interessaram e formaram duas equipes para participar da Etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em agosto do ano passado.

“A competição serviu de muito aprendizado para os alunos e orientadores das equipes, o que proporcionou a participação dos mesmos na Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016), na cidade de Recife, e na I Olimpíada de Robótica do IFPB Campus João Pessoa”, relembra José Torres. Na disputa do IFPB, a equipe se sagrou campeã geral.

A equipe faz parte também de um projeto interdisciplinar, que envolve o grupo do Laboratório de Física e o grupo de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH). Além de mostras, eles também desenvolvem projetos científicos acadêmicos.

A Diretora de Desenvolvimento de Ensino do Campus Picuí, Hertha Cristina Pessoa, também destacou o valor da seleção da equipe para um evento tão significativo. Ela reiterou o apoio do Campus para proporcionar o que for necessário para a empreitada da equipe.

Ana Carolina Abiahy - Jornalista do IFPB