Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2016 > 09 > Curso de Especialização inicia semana de defesas de monografias

Curso de Especialização inicia semana de defesas de monografias

São as primeiras defesas do curso de Gestão dos Recursos Ambientais. Início no dia 14
por publicado: 05/09/2016 10h56 última modificação: 05/09/2016 10h56

O Curso de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido do Campus Picuí inicia as primeiras defesas de monografias a partir do dia 14 de setembro. Na oportunidade serão realizadas duas defesas que contará com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa Francilda Araújo e o Coordenador da Pós-Graduação Alex Sandro Cunha.

“O IFPB oportuniza alunos do interior a se formarem e agora a se Pós-Graduarem, isso é um marco para o processo de interiorização dos Institutos Federais e para o Desenvolvimento Regional”, destacou o coordenador do curso, Professor Frederico Campos Pereira.

Com o início das defesas, o Campus Picuí consolida o Curso de Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido, que já encontra-se na sua segunda turma e tem hoje aproximadamente 50 alunos cursando regularmente. As temáticas voltadas para a problemática do Semiárido e a preocupação com o Bioma Caatinga são o foco principal das pesquisas desenvolvidas no Campus. “Fortalecer cada vez mais essa área, será propício para que cada vez mais o Curso se aproxime dessa identidade com o Desenvolvimento Regional e a Sustentabilidade”, enfatiza o Prof. Frederico.

A Direção Geral do Campus Picuí convida a todos para assistirem as defesas das Monografias e desde sente-se muito honrados com a Vossa presença.

As Monografias a serem apresentadas são:

1) TÍTULO: BIOMETRIA DE FRUTOS DO MANDACARU (Cereus jamacaru) PLANTADOS EM ÁREAS DEGRADADAS NO SERIDÓ PARAIBANO

Pós-Graduanda: ILKA NAYARA DA SILVA ARAUJO

Orientador: Prof. Dr. FREDERICO CAMPOS PEREIRA

Co-orientadora: Profª Dra. ANNY KELLY VASCONCELOS DE OLIVEIRA LIMA (Professora Convidada e Bolsista DCR FAPESQ/CNPq/IFPB)

Banca Avaliadora: Profs. MSc. CASSIUS RICARDO SANTANA DA SILVA e MSc. Engº Florestal EMATER - PB ITARAGIL VENÂNCIO MARINHO

2) TÍTULO: ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DE Xylocopa sp. EM ÁREAS DE CULTIVO DE MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis) NO SERIDÓ

ORIENTAL PARAIBANO.

Pós-graduanda: FRANCISCA TATIANA DE OLIVEIRA SOUZA

Orientador: Prof. MSc. CASSIUS RICARDO SANTANA DA SILVA

Banca Avaliadora: Prof. Dr. LUCIANO PACELLI MEDEIROS DE MACEDO e Prof. MSc. HUGO VIEIRA (IFPB Campus Sousa).