Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 07 > IFPB e Prefeitura de Pedras de Fogo articulam curso do Programa Mulheres Mil

IFPB e Prefeitura de Pedras de Fogo articulam curso do Programa Mulheres Mil

Programa Mulheres Mil

A reunião cuja a pauta foi discutir a oferta de vagas para a composição do curso na área de Moda do Programa Mulheres Mil.
por publicado: 26/07/2023 17h38 última modificação: 26/07/2023 17h38

Estiveram presentes no IFPB Campus Pedras de Fogo, na tarde desta quarta-feira, dia 26, a coordenadora do CRAS  Andressa Lima da Silva e Josinete Andrade, Coordenadora do Serviço de Convivência, ambos setores ligados à Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, onde participaram de uma reunião com o Diretor Geral do Campus, o prof. Frederico Campos Pereira e a Coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, a Profª Liamara Lopes para discutirem a oferta de vagas para a composição do curso na área de Moda do Programa Mulheres Mil.

O programa “Mulheres Mil” tem a proposta promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões. O Programa Nacional Mulheres Mil é executado, prioritariamente, pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais.

Na atual versão do Programa, o IFPB conseguiu aportar 480 vagas em toda a Paraíba, das quais quarenta serão destinadas ao campus Pedras de Fogo, cujo público será prioritariamente mulheres em vulnerabilidade social priorizando público de centros de referências como CRAS e CAPS. A diretora de Extensão Popular e Rural da Proexc, Keite Souza afirmou que esses cursos terão duração de 160 horas, aproximadamente 4 meses, e nesta etapa serão também incluídas no programa mulheres em recuperação da drogadição.

A Coordenadora do curso de Moda, Liamara Lopes, destacou a importância do programa, e também da escolha do curso a ser ofertado na área de Moda, a mesma acredita que: ”Temos que pensar a moda como mais uma forma de inclusão social. A praticidade do curso e forma como faremos a interação com essas mulheres ajudará a empoderá-las”, afirmou a mestra.

O Diretor Geral Frederico campos enfatizou que teve o apoio da Secretaria de Empreendedorismo da Prefeitura o Sr. Ailson Celestino, o “Ninho”, que articulou as reuniões no sentido das Instituições idealizarem esse importante curso. O diretor ainda afirmou que: “ Esse será o primeiro de uma série de cursos para promover a capacitação e a inclusão as mulheres da região da mata sul-paraibana no mercado de trabalho”.

Equipe Campus PF