Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 06 > Reunião com Reitoria e Prefeitura detalhou obra para o futuro campus Pedras de Fogo

Estrutura inicial deve ter dois pavimentos e 12 salas, além de anfiteatro e lanchonete
por publicado: 27/06/2023 16h05 última modificação: 27/06/2023 16h05

Em 19 de junho, estiveram reunidos na sala da Pró-reitoria de Ensino do IFPB, os Pró-reitores de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, e de Administração e Finanças, Albino Nunes, o Diretor de Gerenciamento e Fiscalização de Obras, Vinícius Cabral, além do Diretor Geral do campus Pedras de Fogo, Frederico Pereira, e de Ensino, e Rannieri Cavalcante, bem como o Prefeito Bá Barros, além de seu chefe de gabinete Ailton Filho, Secretários e Coordenadores para discutirem sobre o projeto estrutural do novo campus e os números finais do orçamento, além de trâmites para iniciar o processo licitatório.

Na oportunidade, o Pró-reitor Nicácio Lopes fez uma explanação sobre todo o histórico daquela unidade, destacando o crescimento verificado nos últimos anos e na ascensão do antigo Centro de Referência ao status de campus avançado. Comentou sobre a importância do envolvimento do antigo gestor municipal, Dr. Manoel Júnior, que não mediu esforços desde a concepção inicial da implantação dessa unidade do IFPB, que culminou com a doação do terreno para a construção de sua sede própria, além do engajamento junto à bancada Federal, para conseguir emendas parlamentares, como a conseguida junto ao Deputado Ruy Carneiro, o qual foi mencionado por várias vezes na referida reunião.

O prefeito municipal Bá Barros comentou a importância da construção de um centro Educacional com a excelência do IFPB, em uma região como a Mata Sul paraibana, que anseia por capacitar seus jovens em cursos da área tecnológica. “Atualmente, há um significativo número de estudantes que se deslocam diariamente em ônibus da prefeitura para virem estudar na capital, com a chegada do IFPB em sua sede própria, haverá a ampliação de vagas, e o estudante não precisará realizar esse deslocamento”, comentou o prefeito na ocasião. O chefe de gabinete Ailton Filho lembrou que estão em contato direto com os assessores do Deputado Ruy Carneiro e do Senador Veneziano no sentido de consolidar os recursos financeiros da obra via emendas parlamentares. Pedras de FOGO IFPB 2.jpeg

Ao engenheiro Vinícius Cabral coube detalhar o passo a passo dos trâmites efetuados até a finalização do projeto, que constará inicialmente de um prédio com dois pavimentos e doze salas, além de área de estacionamento, guaritas de controle de entrada e saída, poço de água, área de ambiência com lanchonete, um pequeno anfiteatro aberto e o muro que cercará essas instalações. O valor orçamentário final da obra, para essa etapa, atingiu o montante de R$ 8.718.908,75 (Oito milhões, setecentos e dezoito mil e setenta e cinco centavos), que agora passará por um processo de licitação e o seu prazo de execução será de 18 meses.

O Diretor Geral Frederico Campos demonstrou bastante entusiasmo ao ouvir o relato de todos os presentes, principalmente por agora poder, em breve, ofertar instalações mais apropriadas para os discentes atuarem nos laboratórios de Informática e Vestuário, além de sonharem com novos cursos, ampliação na oferta de vagas e tornar real a inserção dos filhos de Pedras de Fogo e região no concorrente mercado de trabalho, que cada vez mais exige qualificação de sua mão de obra. “Quando essa edificação tornar-se realidade, o IFPB estará cumprindo e ampliando sua função social na oferta de um ensino profissionalizante de qualidade nessa importante região, será prova inequívoca da aplicação dos impostos, com a devida responsabilidade em um país que almeja crescer”.