Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 05 > Campus Pedras de Fogo é destaque em Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz

Destaque

Jovem Aprendiz

Rede Federal pretende ampliar programa em todo país. Evento acontece até o dia 11 de maio
publicado: 10/05/2023 09h06 última modificação: 19/05/2023 11h58

A chance de uma vaga no mercado de trabalho não é fácil para quem ainda é estudante, mas quando isso ocorre é um marco em sua vida. Para fomentar cada vez mais essas oportunidades, o Instituto Federal da Paraíba - IFPB está realizando de 09 a 11 de maio, o I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo do evento é integrar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, e auxiliar na criação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, e consequentemente atuar no combate a evasão escolar e na inclusão de discentes no mercado de trabalho.

O Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica consiste na implantação e desenvolvimento do programa, que tem como objetivo possibilitar o aumento gradativo e sequencial do número de discentes inseridos no mundo do trabalho. Isso vem ocorrendo sobretudo com estudantes do Campus Pedras de Fogo do IFPB, experiência que está sendo compartilhada com gestores de instituições de ensino e representantes de entidades ligadas ao mundo do trabalho.

“É um investimento profissional e pessoal. Com o projeto tenho desenvolvido outras habilidades, além de obterEstudantes do Programa Jovem Aprendiz (1).png o suporte financeiro que me ajuda em casa e até a fazer outros cursos”, diz Lucas Silva, do Programa Jovem Aprendiz e que cursa Modelagem do Vestuário no Campus Pedras de Fogo do Instituto Federal da Paraíba. Ele conseguiu uma vaga em uma empresa de fiação têxtil.

A vinda ao evento do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC),Getúlio Marques, denota a importância do Programa Jovem Aprendiz para a Rede Federal de Educação Profissional. “É muito importante para o Governo Federal neste momento de reconstrução do país que a gente coloque todas as empresas que querem um Brasil melhor na condição de abrirem seus espaços para jovens aprendizes” afirma Getúlio Marques.

Para a Reitora do IFPB , Mary Roberta Marinho, o olhar especial para o programa só consolida o empenho do Governo Federal com a educação profissional em nosso país. “Espero que ampliemos essa ação fazendo nosso cumprimento da missão institucional” ,ressalta a reitora.

Participaram da abertura do evento, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, a Reitora do Instituto Federal da Paraíba, Mary Roberta Meira Marinho; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB) – Desembargador Thiago de Oliveira Andrade; o Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, João Victor Motta; a Coordenadora de Estágio e Relações Empresariais do IFPB , Glauciene Oliveira de Santana entre outras autoridades.

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, através da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.

Assessoria da Reitoria do IFPB