Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 05 > “O Jovem Aprendiz é mais do que uma oportunidade de emprego, é uma mudança de vida”, diz ex-aluna contemplada

Jovem Aprendiz

IFPB Campus Pedras de Fogo participou com protagonismo do I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz.
publicado: 12/05/2023 11h11 última modificação: 12/05/2023 11h11

Com intuito de fomentar oportunidades no cenário profissional, o Instituto Federal da Paraíba - IFPB realizou de 09 a 11 de maio, o I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento teve como objetivo, integrar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, e auxiliar na criação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, e consequentemente atuar no combate a evasão escolar e na inclusão de discentes no mercado de trabalho.

O Encontro consistiu na implantação e desenvolvimento do programa, que tem como premissa possibilitar o aumento gradativo e sequencial do número de discentes inseridos no mundo do trabalho. O evento objetivou a integração das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, com o intuito de auxiliar na criação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, e consequentemente atuar no combate à evasão escolar e na inclusão de discentes no mercado de trabalho. Isso vem ocorrendo sobretudo com estudantes do IFPB Campus Pedras de Fogo, experiência que foi compartilhada com gestores de instituições de ensino e representantes de entidades ligadas ao mundo do trabalho.

A programação que iniciou na quarta-feira, dia 10 de maio, e contou entre outras exposições a palestra cujo tema foi “Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC da aprendizagem - experiência do IFPB Campus Pedras de Fogo”, apresentada pelo professor/diretor geral da Unidade, Frederico Campos Pereira. Além disso, houve a apresentação de inúmeros alunos matriculados em cursos técnicos e cursos FIC do IFPB contemplados pelo programa Jovem Aprendiz.

Já nesta quinta-feira, dia 11, houve ainda a exposição por parte do Diretor de Ensino do Campus Pedras de Fogo, professor Ranniere Cavalcante, que contou com o relato de uma Ex-aluna que foi beneficiada pelo programa Jovem Aprendiz enquanto era discente do Curso Técnico em Informática no ano de 2019. Maria Vitória Pacheco, é atualmente colaboradora terceirizada da Unidade e aluna do Curso Superior em Sistemas de TelecomunicaçõesIFPB, no Campus João Pessoa, descreveu emocionada em sua fala: “O Jovem Aprendiz é mais do que uma oportunidade de emprego, é uma MUDANÇA DE VIDA.”

Equipe Campus - PF