Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 09 > IFPB Pedras de Fogo realiza Semana de Inclusão e Diversidade nos próximos dias 20 e 21/setembro

Noticia

IFPB Pedras de Fogo realiza Semana de Inclusão e Diversidade nos próximos dias 20 e 21/setembro

NAPNE - IFPB

A programação consta de mostra audiovisual de curtas-metragens nacionais relacionadas às temáticas e debates
publicado: 15/09/2022 10h11 última modificação: 15/09/2022 11h31

Em alusão ao dia 21 de setembro, data nacional da luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência e outras temáticas sociais relevantes, o IFPB Campus Pedras de Fogo e a Coordenação do NAPNE-PF (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) realizam a primeira edição da “Semanada de Inclusão e da Diversidade: Que sociedade queremos?”. O evento ocorre nos dias 20 e 21 do mês corrente, a partir das 18h20, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Pedras de Fogo.

A programação consta de mostra audiovisual de curtas-metragens nacionais relacionadas às temáticas, como: Racismo Estrutural, Diversidade de Gênero, Tolerância, Inclusão e Autismo. Além disso, terá a participação de convidados especialistas que irão debater e expôs os temas propostos.  

O evento tem como público alvo os alunos dos cursos técnicos do Campus Pedras de Fogo, professores, servidores e colaboradores da unidade. 

Para o diretor geral do Campus Pedras de Fogo, professor Frederico Campos, “é uma oportunidade relevante dos nossos alunos e colaboradores terem acesso de forma lúdica e inteligível sobre temas sensíveis para à atual sociedade, aliando a mostra de filmes curtas e a participação de debatedores com conhecimento de causa. Por isso, precisamos constantemente lutar para quebrar as barreiras do preconceito e da intolerância”, expressou o diretor.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFPB é responsável por oferecer suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias, na Unidade Pedras de Fogo, o coordenador é o servidor Gutemberg Davi.

 

PROGRAMAÇÃO:

- TERÇA -20/09 - 18h20

Temática: "Racismo Estrutural e Diversidade de Gênero"

Mediação: Profª: Brígida Bezerra (Coordenadora de extensão do Campus Pedras de Fogo)

Debatedores (as): Fabiana Agra (Pref. M. Picuí – Escritora e Jornalista) e Anna Libia (IFPB campus João Pessoa –Mestre em Letras).

-Apresentação do  curta:  “Cores e Valores” | Temática: Racismo estrutural – Sinopse: Cores e valores Sandro é um adolescente que tem duas simples tarefas: Comprar uma camisa e retirar em uma óptica, os óculos que sua mãe comprou. No entanto, algo acontece à sua volta que o impede de realizar tarefas triviais. Link: https://www.youtube.com/watch?v=40Lolj9x4h4

- Apresentação do curta:  “Eu Não Quero Voltar Sozinho” Temática: Diversidade de Género / PCD Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente deficiente visual, muda com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola. O jovem vive a inocência da descoberta do amor e da homossexualidade, ao mesmo tempo em que lida com o ciúme da amiga Giovana. Link: https://www.youtube.com/watch?v=1Wav5KjBHbI

19h30 - Mediação e Debate com os convidados


-QUARTA - 21/09 -  18h20

Abertura do evento 

Temática: "Tolerância, Inclusão e Autismo"

Mediação: Profª: Brígida Bezerra (Coordenadora de extensão do Campus Pedras de Fogo)

Debatedores (as): Prof. Márcio Vieira (IFPB Cabedelo Centro – Doutor em Sociologia); Alexandre Costa (IFPB campus Santa Rita - Doutor em História); Hosana de Freitas Carneiro (Psicopedagoga, Pós-graduada em Neurodedenvolvimento com ênfase em Autismo).

Apresentação do curta:  “Brilhante” - Curta Metragem de Animação (2021) - Temática: Tolerância com o diferente Sinopse: Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Siga Brilhante em sua jornada em busca do seu brilho próprio.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=21mDekTZwsw

Apresentação do curta:  “Arthur e o Infinito - Um Olhar Sobre o Autismo”  Temática: Autismo e Inclusão PCD Sinopse: conta a história de uma família e seus conflitos, ao ter o filho mais novo, Arthur, de seis anos, diagnosticado como autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo para o filho e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo, mostrando a realidade das emoções e sentimentos da família. Link: https://www.youtube.com/watch?v=33Fv3_0s0rE

19h30 - Mediação e Debate com os convidados

 

Equipe do Campus - PF

registrado em: