Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2020 > 01 > Projeto de estudantes do IFPB preserva meio-ambiente

Projeto de estudantes do IFPB preserva meio-ambiente

“Seu resíduo me alimenta”, projeto de estudantes do IFPB-Campus Pedras de Fogo, objetiva revitalizar Bacia do Rio Gramame
por publicado: 28/01/2020 16h22 última modificação: 28/01/2020 16h22

Um grupo de trabalho formado pela direção do IFPB-Campus Pedras de Fogo, pela Asplan, pelas prefeituras de Pedras de Fogo e de Juripiranga e pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa reuniu-se no Campus Pedras de Fogo do IFPB na última terça-feira (21) para tratar de parcerias que visem à preservação do meio ambiente e à educação ambiental do Litoral Sul da Paraíba.

O IFPB-Campus Pedras de Fogo e a Asplan – Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba – são agora parceiros em um projeto piloto de recuperação das APPs na Bacia do Rio Gramame e fomentará ações para condução da produção de compostagem e plantio de mudas nativas nas propriedades de fornecedores de cana ligados à Asplan.

O projeto de revitalização das APPs da Bacia do Rio Gramame consiste no plantio de mudas nativas conforme o atual Código Florestal. Para isso, o IFPB aglutinou interesses e reuniu prefeituras também da região no projeto. Elas entrarão fornecendo o lixo orgânico para a produção de compostagem a ser usada nas APPs e o IFPB com o projeto e os estudantes que fabricarão esse adubo orgânico. “Vamos pegar o resíduo orgânico da poda, do resto de feira, etc, para fazer a compostagem que será usada para resgate de APP, mata ciliar. E já temos o projeto ‘Seu resíduo me alimenta’, que trabalha com a produção de adubo orgânico e a educação ambiental”, explicou o Diretor Geral do campus do IFPB de Pedras de Fogo, Frederico Campos.

Agora, o próximo passo é em direção a selecionar o pessoal capacitado para atuar na compostagem no Parque Ecológico de Pedras de Fogo. O projeto ‘Seu resíduo me alimenta’, de estudantes do IFPB, é o carro-chefe da captação dos resíduos para a compostagem. A Semam de João Pessoa fornecerá as primeiras mudas e os produtores de cana, através da Asplan, mostraram interesse em adquirir o restante da compostagem que não for utilizada na adubação das mudas que irão para as APPs.