Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2021 > 08 > Alunos do IFPB Campus Patos se destacam no E-JIFPB

Alunos do IFPB Campus Patos se destacam no E-JIFPB

Instituto Federal da Paraíba realiza os primeiros Jogos Eletrônicos (E-JIFPB), no período de 04 a 06 de Agosto de 2021.
publicado: 12/08/2021 02h35 última modificação: 12/08/2021 02h38

Foram realizados de forma remota, nos últimos dias 04 a 06 de Agosto de 2021, os primeiros Jogos Eletrônicos do IFPB (E-JIFPB). O evento institucional foi uma realização da Diretoria de Educação Física - DEFE e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE, e contou com a participação de mais de 400 alunos/atletas de diversos campus do IFPB, disputando nas modalidades de Free Fire, League of Legends e Xadrez Arena. Dentre os participantes, destacamos 35 alunos do IFPB Campus Patos, que representaram o campus nas três modalidades.

A modalidade de Free Fire foi a que houve mais inscrições, sendo o IFPB Campus Patos representado por cinco equipes, após as disputas das chaves nossos alunos não se classificaram para a etapa final, mas foi uma excelente oportunidade e experiência que será levada para os próximos eventos.

Já na modalidade de League of Legends, foram duas equipes representantes do IFPB Campus Patos. O grande destaque desta modalidade foi o resultado da equipe CAMPUS PATOS INFBOYS que sagrou-se campeã do evento, em uma final apertada com a equipe de João Pessoa, e irá representar o IFPB na Etapa Nacional. Os alunos integrantes da equipe que irá para o nacional são: Andrey Victor Dantas, José Ivanildo de Oliveira, Caio Henrique Lopes, Adson Pereira dos Santos, Davi da Gama Trinck e Suerdo Flaubert Campos, sendo os cinco primeiros alunos do curso de Informática Integrado ao ensino médio e o último listado aluno do curso de Eletrotécnica integrado ao ensino médio.

Na modalidade de Xadrez Online (Arena), três alunos representaram o IFPB Campus Patos: Dêvid de Souza Teófilo, 9º lugar no masculino; Ivander Nycolas Araújo Carvalho que ficou 5º lugar no masculino, não classificando-se para a etapa nacional mas ficando como primeiro reserva da equipe do IFPB que contará com 4 atletas; e a aluna Sara Soares de Medeiros, que classificou-se em primeiro lugar no feminino e no geral no evento, classificando-se para representar o IFPB na etapa nacional.

Para o professor de Educação Física Daví Silva, a realização do evento em sua etapa estadual foi de fundamental importância, não só para classificar os atletas que irão participar da etapa nacional, mas sobretudo oportunizar aos alunos a participação em um evento esportivo institucional em um formato possível para o momento de pandemia, já que o formato anterior de Jogos do IFPB (JIFPB) não é viável atualmente.

Já o professor de Educação física Guilherme Vasconcelos, relatou que a iniciativa desse evento contribuiu para a construção do conhecimento em relação a jogos eletrônicos para professores e alunos, além de ter sido fundamental para que os alunos pudessem vivenciar momentos de integração e diversão, apesar da atual conjuntura sanitária devido aos impactos do covid-19 no último ano.

Para a aluna Sara Soares de Medeiros: “Foi uma boa iniciativa dos IF's  organizarem torneios em plataformas onlines para os alunos poderem curtir o campeonato de forma segura. Apesar de ser um torneio online, o IFPB soube organizar muito bem de forma que a sensação de empolgação fosse semelhante a de torneios presenciais. Tive a oportunidade de competir no xadrez arena com a participação de cerca de 20 alunos de diferentes campus da Paraíba. O campeonato foi organizado na plataforma lichess, distribuído em três arenas de 30 minutos com o Ritmo de jogo de 3+2 (blitz), tendo os pontos somados de acordo com a classificação ao final de cada arena. Ao final do torneio tive uma somatória de 38 pontos e conquistei o primeiro lugar geral, classificando-me para a Etapa Nacional onde representarei o IFPB campus Patos.”