Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 10 > Campus Patos participa de evento na cidade de Quixaba-PB

Noticia

Campus Patos participa de evento na cidade de Quixaba-PB

Mulheres do campo construindo a autonomia: gênero, empoderamento e quintais produtivos.
publicado: 06/10/2017 22h15 última modificação: 09/10/2017 17h54

Na tarde da última quinta-feira (05/10), aconteceu no auditório do Centro de Referência da Assistência Social de Quixaba (CRAS) o evento Mulheres do Campo Construindo a Autonomia: Gênero, empoderamento e quintais produtivos.

O trabalho foi uma colaboração entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Secretaria da Assistência Social, CRAS, EMATER e Instituto Federal da Paraíba, campus Patos.

A prefeita, Cláudia Macário, realizou a abertura do evento ressaltando a importância da geração de renda e a independência da mulher no município.

Em seguida o servidor Leonardo Navarro, apresentou o projeto de extensão Aquaponia na Agricultura Familiar, como uma atividade inovadora no processo de produção de peixes e hortaliças saudável com recirculação de água, sem a geração de efluentes poluentes e sem desperdício dos recursos hídricos.

O projeto gera reaproveitamento da maior parte da água utilizada, possibilitando uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida das mulheres do campo no Sertão paraibano, que enfrentam de maneira conjunta uma das maiores crises hídricas, podendo transformar esta atividade no eixo da geração de renda do grupo familiar.

O que é Aquaponia:

É uma técnica que permite, de forma integrada e colaborativa, a aquicultura convencional (criação de organismos aquáticos tais como peixes, lagostas e camarões) associada à hidroponia (cultivo de plantas em água), ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies.

AquaponiaAquaponia
Aquaponia Aquaponia


registrado em: